Zagallo é velado na sede da CBF com taças das Copas
Mário Jorge Lobo Zagallo está sendo velado na sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro, desde as 9h30 da manhã deste domingo (7). Familiares, amigos e torcedores se despedem da lenda brasileira, que morreu aos 92 anos.
O que aconteceu
O velório está ocorrendo dentro do Museu da CBF. O local recebeu as taças da Copa do Mundo vencidas pelo Velho Lobo.
O museu foi aberto ao público por volta das 9h30 e a cerimônia seguirá até as 14h, quando familiares e amigos participam de uma missa privada e o corpo será levado ao Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Nomes importantes enviaram coroas de flores. Alguns deles foram Ronaldo Fenômeno, Cafu, Galvão Bueno, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, Carlos Alberto Parreira, Washington Rodrigues, o presidente Lula e a primeira-dama Janja, Fio Maravilha e Bebeto também enviaram coroas de flores ao velório de Zagallo.
Clubes também se fizeram presentes. Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Santos e Cruzeiro enviaram flores. Entre as entidades, o Comitê Olímpico Brasileiro, a Ferj e a Fifa.
Tite, treinador do Flamengo, foi um dos primeiros a chegar e foi embora sem falar com a imprensa. Ele estava acompanhado de César Sampaio.
Alguns jogadores que trabalharam com Zagallo também foram prestar homenagem. Entre eles, nomes como Gilmar Rinaldi, Mauro Silva, Mazinho, Leandro Ávila, Bebeto, Reinaldo, Jorginho e Jair Pereira estiveram presentes no velório. Parreira chegou já nos últimos minutos.
Alguns clubes enviaram representantes. O Botafogo teve Durcésio Mello, presidente, o Flamengo o CEO Reinaldo Belotti, o gerente Juan e o vice de futebol Marcos Braz, o Fluminense apareceu na presença do presidente Mário Bittencourt, o diretor de futebol Paulo Angioni e o coordenador Marcelo Penha.
Flamengo e Botafogo levaram bandeiras, entregues aos familiares. Zagallo fez história pelos dois clubes.
O Museu da CBF estava fechado desde 2020. Essa foi a primeira oportunidade do público de ver a estátua de cera de Zagallo, inaugurada em outubro de 2022. Ela estava ao lado do caixão.
O Museu vai mudar de lugar. Em novembro, ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Ednaldo Rodrigues anunciou que vai transferir as peças para espaço no antigo prédio do Automóvel Clube, na rua do Passeio, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Com investimentos de R$ 36,3 milhões, o museu tem previsão de reabertura, de acordo com a CBF, para dezembro deste ano.