Protagonistas da base saem ou viram coadjuvantes em Flamengo milionário

O Flamengo investiu alto em contratações desde 2019, quando mudou de patamar em termos financeiros. Com um time estrelado, joias da base vistas como fundamentais acabaram pouco utilizadas antes de deixarem o clube. O novo caso é Werton.

O que aconteceu

Werton foi emprestado ao Santa Clara, de Portugal, por 18 meses. O jogador vai estourar a idade do sub-20 e não estava nos planos do profissional. Ele é o artilheiro do time da Copinha.

Outro que pode sair é Petterson. O estafe do jogador já previa um empréstimo para um time brasileiro em 2024 para dar rodagem ao jogador. O Athletico pode ser o destino. O atacante quase saiu para o Barcelona no ano passado. Os dois são considerados internamente boas revelações do Fla.

O Flamengo dependia da base no elenco há alguns anos. Diversos jogadores foram lançados por avaliação das comissões para salvar lacunas quando o clube ainda sofria com as finanças. Adryan e Mattheus falaram em entrevista ao UOL sobre a transição em meados de 2010.

O momento em que os jovens mais aparecem é no Carioca. Nos últimos anos, os garotos do Ninho iniciaram a competição e, nesta temporada, será da mesma forma. O sub-20 joga contra Nova Iguaçu e Portuguesa enquanto o time principal estará nos Estados Unidos. Um grupo que está na disputa da Copinha retorna ao Rio após a partida de hoje para se apresentar no CT na sexta.

Vendas rápidas

Nos últimos anos, poucos jogadores criados no Fla conseguiram ter sequência. Alguns como Matheus Cunha, Hugo Souza, Matheuzinho, Wesley, João Gomes, Thuler, Hugo Moura, Victor Hugo e Matheus França ganharam mais minutos.

Quase todos acabaram rapidamente negociados. Nomes como Lincoln, Reinier, Lázaro, Rodrigo Muniz, Ramon e Natan apareceram bem, mas ficaram pouco no clube.

Alguns nomes encantam no profissional, mas saem. Lázaro, por exemplo, era xodó de Jorge Jesus, mas deixou o clube com 62 jogos no time principal e sem ser titular.

Continua após a publicidade

Desde 2019, vários atletas passaram rapidamente pelo profissional. Alguns até jogaram mais, mas foram esquecidos e não conseguiram sequência, como Lucas Silva, Vitor Gabriel, Richard Ríos e Gabriel Noga.

O Fla precisa, mas não é mais totalmente dependente das vendas. Nos últimos anos, o clube ultrapassou a meta estabelecida com negociações.

A negociação de atletas previstas pelo rubro-negro para 2024 é de 10 milhões de euros (R$ 53 milhões). O número está no orçamento aprovado para o ano.

Canal do Flamengo no WhatsApp

Quer saber tudo o que rola com o Flamengo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes