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Eleição já agita clube e Flamengo se mobiliza contra 'fake news' no futebol

Bruno Spidel, diretor executivo do Flamengo, durante entrevista Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/01/2024 04h00

O Flamengo promete rebater as narrativas que considera mentirosas e ser mais transparente no futebol em 2024. Em ano eleitoral, o clube entende que precisa neutralizar possíveis "fake news" e minimizar eventuais danos que interfiram na corrida pela presidência. Com o futebol no centro do debate da eleição, o grupo que comanda o clube tenta blindar seu maior ativo.

O que aconteceu

Dirigentes dizem que vão levar números às coletivas. O vice Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel pretendem conceder nova entrevista na reta final da janela de transferências e querem levar dados "ainda mais transparentes" de quanto o futebol gasta.

A dupla acredita que contratações de peso "esconderam" os limites de gasto. "Quando falava desse tema no conjunto das contratações, como Bruno Henrique, Gabigol, esses jogadores, o que a gente queria expressar era engolido naturalmente por outros temas. Vamos fazer diferente durante 2024", garantiu Braz.

O clube entende ser vítima de narrativas "até covardes", como classificou Spindel. A ideia é rebater todas as notícias classificadas como erradas, incluindo negociações e interesses, além de falar de gastos e orçamento.

O Fla avalia o lado da política. O novo presidente do clube será escolhido ao final de 2024 e, por isso, a diretoria atual quer ser mais direta na comunicação. Rodolfo Landim está no segundo mandato e ainda não anunciou quem irá apoiar no pleito.

Há fogo amigo que vem da Gávea. A ideia é mostrar que nem todo o faturamento do clube é destinado ao futebol.

O desempenho no futebol costuma definir a eleição. Ciente disso, a situação sabe que precisa dar uma resposta e minimizar críticas. Uma delas é justamente a falta de transparência no departamento.

Nós decidimos, em termos de comunicação, mudar algumas posturas. Em relação a algumas mentiras e narrativas até covardes. A responsabilidade de comunicar é nossa. Quando tem alguma falha e corre na linha da mentira, temos a obrigação de esclarecer Bruno Spindel, diretor executivo do Flamengo

Marcos Braz disse que o espaço está aberto para pessoas do financeiro. Ele quer que seja dito que os altos valores de faturamento não vão todos para sua pasta. Ele assumiu o compromisso de falar do tema mesmo em momentos que o Flamengo não estiver bem.

Se tiver alguém do financeiro que quiser estar ao lado, vai ser um prazer. Qualquer pessoa poderia estar aqui para validar qualquer situação. Estamos à disposição. Em 2024 vai ser tratada diferente a parte de comunicação. A ideia é que a gente seja questionado com um cuidado maior em cima da parte financeira e de orçamento. Acho que foi um erro nosso, me coloco como principal responsável. Desde 2019, falamos muito de contratação e deixamos algumas ilações que deveríamos vir a público esclarecer

Marcos Braz

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