Carpini quer alternativas táticas e fala sobre gol anulado: 'Foi legítimo'
O técnico Thiago Carpini confirmou que quer que o São Paulo tenha variações táticas para a temporada 2024 e lamentou a anulação do gol de Galoppo no empate por 1 a 1 contra o Mirassol na noite de hoje (23).
'Legítimo'. "Em relação ao gol anulado, não vou entrar no mérito. Tudo que a gente fala acaba surtindo efeito negativo. Na finalização do Galoppo, acho muito difícil que a interferência de algum atleta tivesse feito o Muralha defender aquela bola. É muito interpretativo. Não vou me aprofundar. Minha opinião é que o gol foi legítimo".
Variações táticas. "Temos quase 70 jogos no ano, São Paulo vai precisar criar alternativas não só de rotatividade individual, mas de esquema tático. Claro que precisamos de mais tempo para treinar alguns comportamentos. Hoje ajustamos muito mais na conversa, um movimento tático mais tranquilo, isso foge um pouco da situação real do jogo. Mas como são atletas de altíssimo nível e preparados para essa situação, fica mais fácil eles executarem"
Valorizar o empate. "Mais do que fizer o que faltou para a vitória, prefiro valorizar o ponto conquistado. É mais um jogo de invencibilidade. Você conseguir controlar esse volume físico de início de temporada sempre pontuando é o melhor cenário. Tivemos chances com finalizações e bolas em profundidade no fim do jogo que poderia ser mais assertivo, mas é parte do processo de início de ano, situações a serem melhoradas para transformar o volume ofensivo em gols e vitórias".
Confira outras respostas da entrevista coletiva de Thiago Carpini:
Análise
O jogo foi o que imaginávamos. Jogar em Mirassol é sempre difícil. Uma equipe que por poucos pontos não está jogando Série A. Sâo Paulo vem de um início de temporada período curto, muita rotatividade, controlando carga e procurando oportunizar todos para que todos estejam no melhor nível de jogo. Procuramos entender a melhor estratégia e melhor equipe para hoje.
Galoppo e Nikão
Importante, assim como o Nikão voltando a atuar bem, gostei do Nikão, foi participativo. Galoppo depois de um longo período de inatividade teve a oportunidade fazer 15 minutos no Morumbi, hoje um período um pouco maior. Evolução gradativa. Sabe fazer gols, isso já desde o ano passado. Ganhamos mais uma opção com a entrada dele, assim que ele readquirir ritmo de jogo, e pra isso precisa jogar. Ressaltar a entrada do Nikão, que foi uma alternativa boa e que recuperamos para a sequência do ano.
O que faltou para vencer
Números foram bons e refletem o que foi a partida. Mirassol bem ajustado, sempre que saía na transição levava certo perigo. São detalhes de início de temporada. Ressalto a entrega, o comprometimento, como esses caras correram e valorizar o que foi conquistado.
Arboleda, James e Rafinha
Temos um controle de cargas e estamos procurando seguir isso muito a risca pela quantidade de jogos e pelo elenco do São Paulo permitir essa rodagem tamanha capacidade que temos. Em relação a essas três situações, ainda precisamos entender na reapresentação o que temos de melhor. Hoje o Luciano descansou um pouco mais, o Lucas o São Paulo foi precavido e estará à disposição para próxima partida, vamos analisar dentro do que foi programado. Vamos respeitar o que foi planejado internamente.
Supercopa e Corinthians
Nosso planejamento é jogo a jogo, o mais importante é sempre o próximo. Pra trás já ficou, Corinthians e a decisão quando chegar o momento vamos falar sobre isso e entender o que temos de melhor. Planejamento é em cima do volume de treino, carga desses atletas em início de temporada, para podermos ter um grupo mais equilibrado possível e não perder nenhum atleta por causa de um excesso neste início que vá fazer falta no restante da temporada. Temos a Portuguesa que vai ser um jogo muito difícil e vamos entender o que temos de melhor.
Formação nova
Sem dúvida, pela capacidade que temos na linha defensiva, nesses dois jogos foi uma linha totalmente diferente da que vinha muito sólida ano passado. Esses ajustes são bons para entendermos o que temos e estou muito contente com o que estou vendo. Ainda falta o Arboleda. É uma situação que podemos usar. Erros vão acontecer, faz parte do processo e a responsabilidade não é deles, eles fazem o que nós pedimos. Sem dúvida, vamos ter que criar alternativas dentro da nossa temporada.