Bilbao elimina Barça em jogaço com duas viradas e vai à semi da Copa do Rei
Colaboração para o UOL, em São Paulo
24/01/2024 20h09
O Athletic Bilbao venceu o Barcelona por 4 a 2 e avançou às semifinais da Copa do Rei, em um jogo espetacular, com duas viradas e dois gols na prorrogação nesta quarta-feira (24), no Estádio San Mamés, em Bilbao. Guruzeta, Sancet e os irmãos Inãki Williams e Nico Williams marcaram os gols do Bilbao, enquanto Lewandowski e Yamal anotaram para o Barça.
O Bilbao é o terceiro classificado para as semifinais. Mallorca e Real Sociedad também já garantiram suas vagas e a última será decidida amanhã, entre Atlético de Madri e Sevilla. Os confrontos das semifinais serão definidos por sorteio.
O Athletic Bilbao abriu o placar com um gol relâmpago, com menos de um minuto de jogo. Yamal falhou e deu no pé de Nico Williams, que fez a jogada e, após bate-rebate na área, a bola sobrou para Guruzeta fazer o gol.
O Barcelona empatou com um gol bizarro de Lewandowski aos 25: Ferrán Torres fez a jogada e perdeu a bola, a zaga do Bilbao tentou afastar, mas o polonês esticou a perna, a bola bateu no pé dele e entrou.
Yamal se redimiu do erro no começo e virou para o Barça aos 31 minutos. Recebeu pela direita, carregou pelo meio e chutou de esquerda para marcar um belo gol.
O Bilbao voltou do intervalo na mesma rotação que começou o jogo e empatou novamente aos 3 minutos. Nico Williams recebeu na esquerda e cruzou de direita na cabeça de Sancet, que subiu sozinho e cabeceou para o fundo do gol.
Iñaki Williams saiu do banco para virar o jogo de novo para o Bilbao, aos 16 minutos da prorrogação. Sergi Roberto perdeu na defesa, o time da casa atacou de bloco, a bola chegou para Iñaki, que acabou de voltar da Copa Africana de Nações, e precisou chutar duas vezes para marcar. Na primeira, a bola bateu na trave, mas no rebote ele não desperdiçou.
A família Williams deu show no San Mamés: Nico Williams matou o jogo com um golaço aos 16 minutos do segundo tempo da prorrogação. Recebeu, dominou e de trivela colocou a bola no ângulo. Foi comemorar e acabar o jogo.