Na manhã de hoje, o Mercado Livre anunciou a compra dos naming rights do estádio do Pacaembu em um contrato de 30 anos. Agora, todo o complexo localizado em São Paulo será chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu.
Representa um dos maiores investimentos que o Mercado Livre vai fazer esse ano. Não é só no estádio propriamente dito, nós também estaremos presentes em todo o complexo: ginásio, piscina olímpica, centro de tênis e camarotes. O investimento passa de R$ 1 bilhão e é um contrato de até 30 anos. É o maior contrato de naming rights da história do Brasil.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Corinthians e Hypera Farma têm um acordo de R$ 300 milhões em 20 anos pelos naming rights da Neo Química Arena que está valendo há quatro anos. O Palmeiras tem um acordo similar com a Allianz, que fechou a parceria de 20 anos e R$ 300 milhões em 2013 para nomear o estádio alviverde.
O São Paulo anunciou recentemente a venda dos naming rights do estádio do Morumbi para a Mondelez, empresa de alimentos que tem o chocolate Bis como uma das marcas. O contrato total é de R$ 75 milhões por três anos, o que corresponde a uma média de R$ 25 milhões por temporada. Desde janeiro, o estádio tricolor é chamado de "MorumBIS".
CEO da concessionária responsável pelo estádio, Eduardo Barella reforçou o compromisso histórico do Pacaembu, que permanecerá com o nome original da fachada: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. O complexo é tombado e, por isso, não poderia ter a fachada alterada.
Segundo os executivos, as negociações entre Mercado Livre e Pacaembu iniciaram em junho de 2023.
Durante o período de conversas, a Allegra Pacaembu afirmou que recebeu outras propostas, mas o Mercado Livre acabou se encaixando mais com o pensamento que a concessionária tem para o estádio, que está em fase final de reforma.
A reinauguração do complexo do Pacaembu está prevista para o dia 29 de junho deste ano — era para ter ocorrido em janeiro, na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. "Nós vamos cumprir e o Mercado Livre estará presente em todas os eventos que faremos para a nova abertura do estádio", destacou Barella.
A ideia, segundo Barella, é que o complexo do Pacaembu funcione diariamente com eventos além dos jogos de futebol e isso é um dos fatores que atraiu o Mercado Livre. "O Pacaembu terá equipamentos de exercícios para a população usar, o hotel, escritório, centro de convenções. Isso permite com que haja uma movimentação grande e a marca estará exposta em todos esses locais", comentou o CEO da Allegra Pacaembu.
Parceria entre empresas e arenas
Além de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, citados anteriormente, outros clubes brasileiros têm parcerias com grandes empresas pelos naming rights dos respectivos estádios. Veja alguns exemplos:
Ligga Arena: válido desde junho de 2023, o contrato do Athletico com a Ligga Telecom pela Arena da Baixada é de R$ 200 milhões por 15 anos.
Arena MRV: válido desde setembro de 2017, o contrato do Atlético-MG com a MRV pela arena do clube é de R$ 60 milhões por 10 anos.
Casa de Apostas Arena Fonte Nova: válido desde janeiro de 2024, o contrato do governo da Bahia com a Casa de Apostas é de R$ 52 milhões por três anos.
Investimento no esporte
O Mercado Livre tem demonstrado um movimento de associação cada vez maior ao esporte. A empresa patrocina as equipes masculina e feminina do Flamengo e a Conmebol.
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Quero receber"O Pacaembu está entre as top 10 marcas mais lembradas da cidade de São Paulo, por isso é um prazer ter o nome do Mercado Livre associado ao estádio. Tudo isso faz parte, também, do nosso movimento de associação ao esporte", comentou Yunes.
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