Xavi defende Vitor Roque e se segura para não detonar arbitragem
Colaboração para o UOL, em Maceió
03/02/2024 17h35
O técnico Xavi Hernández criticou mais uma vez a arbitragem por conta de decisões em jogos do Barcelona.
Desta vez, a equipe venceu o Alavés por 3 a 1, mas teve Vitor Roque expulso em menos de 15 minutos, com dois amarelos.
"Vocês viram, não preciso dizer de novo. Foi uma grande partida, estou muito feliz e só peço que nos deixem competir. Só peço isso. Não vou falar mais dos árbitros. Porque me vira tudo contra. São erros flagrantes"
"Não tenho dúvida que estamos pagando o caso Negreira. É a realidade, o que sinto. Não vou falar mais. Foi uma grande partida, espetacular, gol do Lewa, Vitor Roque, os jovens. Bem com e sem a bola. Falamos de futebol, mas vocês viram a realidade. Me matam, mas é a verdade", complementou ele.
O caso Negreira, citado por Xavi, denuncia pagamentos feitos a Jose Negreiros, que foi vice-presidente do Comitê de Arbitragem da Federação Espanhola de Futebol entre 1993 e 2018.
O presidente do clube, Joan Laporta, que iniciou um segundo mandato à frente do Barcelona em 2021, esteve no comando do clube entre 2003 e 2010.
Segundo apontam as investigações, o presidente do Barcelona teria dado dinheiro dentro de um esquema de manipulação de resultados.
Também são investigados seus dois antecessores no cargo, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, entre outros.
Críticas anteriores
Xavi já havia falado de um favorecimento da arbitragem ao rival Real Madrid.
"Eu já disse que não gosto da forma como eles (Real Madrid) condicionam os árbitros, mas estão fazendo a mesma coisa a cada semana que passa. Creio que adultera um pouco a competição. Os árbitros entram em campo já condicionados, estamos vendo isso sempre."
"Eu fico muito surpreso que isso seja admitido. É algo que adultera a competição por completo. Eles (Real Madrid) condicionam (os árbitros) ao máximo, até um cego vê. Estou ao lado do (técnico do Atlético de Madrid, Diego) Simeone. Não somos tontos", finalizou.