Destaque da seleção olímpica começou na lateral e virou goleiro por acaso

O goleiro Mycael é o que mais tem convocações e minutagem em campo entre todos os atletas que disputam o Pré-Olímpico pela seleção brasileira. O que muitos não sabem é que se dependesse de sua escolha inicial, nem no gol estaria, já que sua primeira posição na carreira foi a de lateral esquerdo.

De quebra-galho a goleiro de seleção

O início na linha foi por pura "pressão" dos familiares, que carregavam uma história curiosa: o avô e seus tios já haviam sido goleiros de várzea em Rondônia.

A frustração por não terem conseguido se profissionalizar no gol fez com que eles influenciassem o pequeno Mycael. Assim, ele trocou as mãos pelos pés aos dez anos, em uma escolinha do bairro de Areia Branca, em Porto Velho (RO).

Um dia, um companheiro de equipe faltou e sobrou para ele ir para o gol. A partir dali, nascia um goleiro.

Comecei como lateral porque meus tios e meu avô foram todos goleiros e nenhum virou atleta profissional. Quando cheguei na família, eles falaram que era para tentar ser jogador na linha, só que um certo dia faltou o goleiro no treino, acabei indo para o gol e criei um apego pela posição. Foi a melhor decisão da minha vida, sem dúvida. Criei um amor pela posição que não tem como explicar e, graças a Deus, está dando certo

Mycael, goleiro da seleção olímpica, ao UOL

O mais experiente da seleção olímpica

Mycael tentou a sorte em peneiras de Grêmio, Flamengo e do próprio Athletico-PR, seu clube. Após muitos "nãos", chegou ao Furacão dos 14 para os 15 anos e logo se destacou.

A primeira convocação foi ainda no sub-15. Com essa equipe, sagrou-se campeão sul-americano pegando um pênalti na final contra a Argentina. Depois passou por seleções no sub-16, sub-17 e sub-18.

Continua após a publicidade

No sub-20, foi campeão sul-americano novamente. Ele também disputou o Mundial da categoria pelo Brasil.

Mycael também já teve o privilégio de ser convocado para a seleção principal. Ramon Menezes, interino na época, o convocou para um amistoso contra Marrocos, em março de 2023.

Me sinto muito feliz por essa conquista. Sempre ressalto que tenho uma linda história na CBF, desde os meus 15 anos. Vim a conquistar também um objetivo que é o ápice de qualquer atleta, que é uma convocação para a seleção principal. Já realizei esse sonho. Fico muito feliz por esses números que venho conquistando, sempre me mantendo focado porque é uma grande responsabilidade.

Mycael

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, o técnico que convocou V para o amistoso contra Marrocos foi Ramon Menezes. O erro já foi corrigido.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.