Foi pênalti para o Corinthians? Ex-árbitros divergem em lance no clássico

Santos 1x0 Corinthians, jogo do Campeonato Paulista ocorrido na noite de ontem, ficou marcado por um possível pênalti não marcado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza (assista ao lance abaixo). O lance dividiu opiniões de ex-árbitros ouvidos pelo UOL.

O que aconteceu

O lance ocorreu aos três minutos do 1° tempo, quando o Corinthians tentava agredir o Santos por meio de um cruzamento para a área.

Maycon brigou no alto com o ex-companheiro Gil e, em meio ao bate-rebate, tentou proteger a bola em meio à chegada de Pedro Raul.

O volante corintiano caiu na área após dividida com João Schmidt, que chegou afastando o perigo ao chutar a bola — e acertando a perna do adversário.

Flavio Rodrigues não marcou pênalti, e o jogo acabou paralisado após confusão entre os jogadores das duas equipes.

O VAR, comandado por Vinicius Furlan, não alertou o árbitro de campo, e a partida continuou normalmente. Maycon, inclusive, reclamou no intervalo: "Acho que foi pênalti e ele nem foi no VAR olhar. Tudo contra o Corinthians vão olhar", disse ele à TNT Sports.

Ex-árbitros analisam lance

Alfredo Loebeling. "Não é um lance para VAR. Há o toque, sutil, mas o árbitro está vendo o lance e interpretou que o toque não era suficiente para existir a falta. É interpretativo, não é um erro grosseiro. O VAR acertou ao não entrar justamente por isso."

Carlos Eugênio Simon: "Quem toca a bola é o jogador do Corinthians, e na sequência, ele é atingido pelo adversário. Logo, é pênalti."

Continua após a publicidade

Manoel Serapião: "O lance é superinterpretativo. Todavia, não houve falta. Nem houve prejuízo e nem força desproporcional. Não se tratou de imprudência porque ambos os jogadores disputavam a bola em igualdade de condições, ou seja, nenhum tinha a posse da bola. Choque de jogo. O VAR atuou certo, pois não havia erro claro."

João Paulo Araújo: "Não houve intenção de fazer o pênalti, mas houve contato e o pênalti existiu. Foi uma jogada imprudente do Schmidt, e o toque existiu. O Maycon tocou a bola primeiro e ele chutou a perna do corintiano. O árbitro estava de frente e teria que marcar o pênalti. É pênalti claro — e foi na cara do juiz."

Ulisses Tavares: "Para mim, pênalti claro, o jogador do Corinthians é derrubado quando tentava jogar."

Guilherme Ceretta. "Foi pênalti. O Flávio Rodrigues fica com o lance de campo — e não parece, de fato, [pênalti] em um primeiro momento. Neste caso, tem que ter a revisão. Era só chamar o árbitro e falar que há um lance para rever, e aí sim ele decidir. Errou o VAR ao não chamar o árbitro."

Emidio Marques. "Pelo vídeo, não me parece falta: dois jogadores adversários foram disputar a bola pelo alto, dentro da área, e se chocaram sem qualquer ação faltosa. Para mim, lance normal."

Assista ao momento

Deixe seu comentário

Só para assinantes