Palmeiras vira página e vence Ituano em noite de dupla inspirada e lesões
Classificação e Jogos
O Palmeiras virou a página da Supercopa do Brasil, venceu o Ituano atuando em Barueri por 2 a 0 e disparou na liderança do Grupo B do Campeonato Paulista.
Os atacantes Flaco López e Rony foram os responsáveis por balançar as redes da partida, marcada por lesões e um ritmo menos acelerado que o habitual.
Com o resultado, o alviverde chegou aos 13 pontos e, mesmo com um duelo a menos, se isolou na ponta de sua chave — a Ponte Preta aparece na vice-liderança com 9. O clube de Itu, por sua vez, estacionou nos 4 pontos, mas ainda é o 2° do Grupo A.
O Palmeiras só volta a jogar na segunda-feira (12), quando encara o Santo André. O Ituano entra em campo um dia antes para visitar o Água Santa.
Como foi o jogo
O 1° tempo foi bastante movimentado e com as duas equipes buscando o ataque, mas foi o Palmeiras quem acabou na frente. Flaco López desperdiçou duas boas chances em lances de infiltração após sustos dos visitantes, mas não perdoou na terceira tentativa e completou jogada iniciada pela esquerda com Aníbal Moreno.
Na etapa final, as lesões afetaram os dois times e atrapalharam o ritmo. Os mandantes não conseguiam incomodar a defesa rival até Rony entrar e infernizar, cravando o 2 a 0. O Ituano, por sua vez, parou na organizada linha defensiva montada por Abel Ferreira.
Gols e destaques
Ituano assusta, mas Palmeiras responde. A partida começou com os visitantes longe de armar uma retranca: a equipe de Marcinho pressionou a saída alviverde e conseguiu levar algum perigo ao explorar a velocidade de seus jogadores. O elenco de Abel, no entanto, reagiu rápido e ficou no quase com Marcos Rocha antes de ensaiar uma blitz em escanteios.
Flaco perde (duas vezes). O atacante não conseguiu aproveitar dois vacilos defensivos do Ituano quase que em sequência. Primeiro, Flaco recebeu passe em profundidade e acabou desarmado por Vialle, e depois, livre, parou em Jefferson Paulino em nova jogada de infiltração.
Construção funciona, e Flaco se redime. O Palmeiras teve paciência para abrir o placar em meio às trocas de passe e acabou premiado pela insistência: Aníbal Moreno recebeu de Murilo e deu passe vertical para Zé Rafael pela esquerda. O meio-campista recebeu, girou o corpo e cruzou na medida para Flaco López, que subiu no meio dos zagueiros e deslocou Jefferson Paulino já na casa dos 36 minutos: 1 a 0.
Lesões atrapalham. O 2° tempo começou com mudanças "forçadas" dos dois lados: o Palmeiras perdeu Zé Rafael, que acabou substituído por Gabriel Menino após dores no tornozelo. O Ituano, por sua vez, ficou sem José Aldo e Yann Rolim — Clemente e Marcel.
Aníbal desfila. O volante argentino teve bastante espaço para jogar — principalmente na etapa final — e deu conta do recado. Em meio às poucas oportunidades de gol, Aníbal comandou o meio de campo e foi o principal responsável por iniciar as construções de sua equipe.
Rony entra — e marca. Nitidamente cansado, o Ituano buscou o empate se desorganizando defensivamente e acabou punido: Marcos Rocha deu lindo lançamento em profundidade para Rony, que saiu na cara de Jefferson Paulino e, com categoria, balançou as redes antes do apito final: 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2x0 ITUANO
Data e horário: 8 de fevereiro de 2024, às 21h (de Brasília)
Competição: 6ª rodada do Campeonato Paulista
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Gustavo Rodrigues de Oliveira
VAR: Marcio Henrique de Gois
Cartões amarelos: José Aldo, Léo Oliveira (ITU)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Flaco López (PAL), aos 36 min do 1° tempo; Rony (PAL), aos 40 min do 2° tempo
PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Murilo; Marcos Rocha, Richard Ríos (Fabinho), Aníbal Moreno, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Piquerez (Caio Paulista); Raphael Veiga (Jhon Jhon) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira
ITUANO: Jefferson Paulino; Léo Oliveira, Vialle, Vitão e Marlon (Jonathan Silva); José Aldo (Kaique Clemente), Yann Rolim (Marcel), Eduardo Person (Miqueias) e Thonny Anderson; Matheus Maia (Pablo Diogo) e Matheus Cadorini. Técnico: Marcinho