Com VAR protagonista, Santos vence São Paulo em clássico polêmico
Gabriela Brino
Do UOL, em Santos (SP)
14/02/2024 21h36
O Santos venceu o São Paulo por 1 a 0, hoje, no Morumbis, pela oitava rodada do Paulista. O gol foi marcado por Morelos, de pênalti, após longa checagem no VAR. Erick ainda balançou a rede pelo Tricolor, mas o VAR voltou a agir e a arbitragem anulou após verificar toque de mão.
O primeiro tempo foi marcado por um jogo truncado e com poucas chances para ambos os lados. O São Paulo apostou em um jogo rápido e deu trabalho para a defesa santista, que mal conseguia sair com a bola. Em contrapartida, o Santos se postou muito do meio-campo para trás e não deu brechas. Com poucos sustos, Calleri e Luciano chegaram bem, enquanto no Peixe João Schmidt e Guilherme incomodaram.
Diferentemente da primeira etapa, os times voltaram mais acesos para o segundo tempo, e o Santos se deu melhor. Com mudanças de Carille, o Peixe ficou com as linhas mais aproximadas e consequentemente mais rápido. O São Paulo teve trabalho para se impor dentro de casa. Otero, oportunista, sofreu pênalti em dividida com Wellington e Morelos converteu. O VAR teve trabalho para checar a penalidade, pois, na ocasião, Wellington parece furar a bola, mas pega a perna direita do jogador santista. No final, São Paulo colocou pressão, marcou com Erick, mas teve o gol anulado por toque de mão.
Com o resultado, o Santos está classificado de forma antecipada às quartas de final da competição após três anos fora.
O São Paulo está em primeiro no grupo D, com 13 pontos.
O São Paulo volta a campo no sábado para enfrentar o Red Bull Bragantino, em casa, às 18h, pela nona rodada do Paulistão.
O Santos enfrenta o Novorizontino no domingo, na Vila Belmiro, às 16h, pela nona rodada da competição.
Que jogo truncado...
O São Paulo apostou em um jogo rápido e intenso para o clássico, mas mesmo com muita pressão na saída de bola santista, não desenvolveu o suficiente para abrir o placar. Tiago Carpini não deu espaço para o Santos respirar na defesa, mas foi brecado pela boa marcação e posicionamento da defesa. Joaquim e Gil foram os empecilhos para que o Tricolor encontrasse brechas e todas as bolas pararam na dupla, que foi providencial.
O jogo foi trucado a maior parte do tempo. O Peixe sofreu com as linhas mais afastadas e foi obrigado a apostar em bolas longas e lançamentos, enquanto o São Paulo insistiu em infiltrações na defesa, mas foi ineficiente para abrir o placar. Luciano e Calleri foram os que mais incomodaram, além de Alisson, que tentou criar o jogo, mas esbarrou na defesa fechada na hora de criar as linhas de passe. No Peixe, João Schmidt e Guilherme assustaram.
Pegou fogo!
Diferentemente da primeira etapa, os times estiveram mais ativos no segundo tempo e, em jogo aberto, o Santos se deu melhor. O Peixe retornou mais intenso para a segunda etapa e Carille mexeu na equipe para melhor estruturá-la. Felipe Jonatan entrou no lugar de Aderlan, amarelado, e Morelos no Pedrinho.
O Peixe passou a ficar mais com a bola e deu trabalho para o São Paulo se impor em casa. Carille aproximou as linhas e deixou o time mais rápido. A criação melhorou com a ajuda de Pituca e a bola passou a chegar mais no ataque. Otero sofreu um pênalti em dividida com Wellington e o Santos abriu o placar com Morelos.
Na reta final, Carpini coloca Ferreira no lugar de Luciano e muda a partida. Ferreirinha fez a bola chegar com mais perigo na defesa santista e Wellington ficou próximo de empatar.
Quando o jogo parecia encaminhado, o São Paulo surpreendeu com ótima jogada e gol de Erick. O lance, porém, foi anulado pelo VAR por toque de mão do atacante. O Tricolor seguiu em cima e Juan perdeu chance claríssima aos 51 minutos.
Lances importantes
UUUUUUUUH! Aos 32 minutos, Guilherme recebeu ótimo passe de Pituca, bateu forte, cruzado, mas o goleiro espalmou.
Assustou! Aos 34 minutos, Otero cobrou falta na área, João Schmidt finalizou, mas e zaga tirou para escanteio.
POR CIMA! Aos 35 minutos, Galoppo pega uma sobra dentro da área, mas é travado ao bater. A bola sobra para Welington, que chuta de fora, mas por cima do gol do Santos.
Não valeu... Aos 47 minutos, Luciano balançou a rede, mas estava impedido.
QUAAAAASE! Aos 8 minutos do 2ºT, Guilherme criou em uma arrancada, Otero bateu cruzado, a bola sobrou para Guilherme, que chutou forte, mas foi travado.
GOL! De pênalti, Morelos converteu para o Santos aos 20 minutos do segundo tempo. Welington dividiu com Otero dentro da área e o VAR marcou penalidade.
GOL? Não valeu - Aos 42 minutos do segundo tempo, Erick balança a rede, mas não valeu. O atacante teve o gol anulado por toque na mão.
São Paulo 0 x 1 Santos - 8ª rodada do Paulistão
Local: MorumBIS, em São Paulo (SP)
Data/hora: 14/02/2024 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Público e renda: 45.722/ R$ 2.535.440,00
Cartões amarelos: Aderlan, Hayner, Marcelinho e Morelos (SAN) Galoppo, Calleri e Pablo Maia (SP)
Gols: Morelos (SAN)
SÃO PAULO: Rafael; Galoppo (Erick) , Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Bobadilla e Alisson; Juan, Luciano (Ferreirinha) e Calleri. Técnico: Thiago Carpini.
SANTOS: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Hayner (Felipe Jonatan); João Schmidt, Diego Pituca e Otero (Nonato); Pedrinho (Morelos) , Willian Bigode (Marcelinho) e Guilherme (Rincón). Técnico: Fábio Carille.