Topo

Flu e Vasco empatam em clássico quente com 11 cartões, confusão e VAR

Colaboração para o UOL, em Atibaia (SP)

14/02/2024 23h37

A forte chuva que caiu no Maracanã não impediu que Fluminense e Vasco fizessem um clássico quente pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. No entanto, com muita confusão e pouca inspiração, as equipes empataram por 0 a 0.

O que aconteceu

O Vasco foi mais perigoso e teve um gol de David anulado por impedimento milimétrico no início do segundo tempo. Na primeira etapa, a equipe cruzmaltina já havia acertado uma bola no travessão, com Vegetti.

O jogo também ficou marcado por uma sequência de seis cartões (quatro amarelos e dois vermelhos) em dois minutos após uma confusão entre os jogadores. Tudo isso antes de uma cobrança de falta e muito empurra-empurra na área. No total, foram 11 cartões, sendo três vermelhos (inclusive para Fernando Diniz, técnico do Fluminense)

Com o resultado, o Fluminense vê a liderança da Taça Guanabara ameaçada. Com 18 pontos em oito jogos, o time tricolor pode ser ultrapassado pelo Flamengo no complemento da rodada.

Já o Vasco deixou o G-4, grupo de times que disputam a semifinal da Taça Guanabara. Com 13 pontos em oito jogos, o time cruzmaltino foi ultrapassado pelo Botafogo, que venceu na rodada e chegou a 14. O Nova Iguaçu, que também tem 14 pontos, ainda joga na rodada.

O Fluminense volta a campo no próximo sábado (17), às 16h (de Brasília), quando encara o Madureira pela nona rodada da Taça Guanabara. No meio da próxima semana, a equipe vai ao Equador encarar a LDU pela Recopa Sul-Americana.

O Vasco tem mais clássico pela frente. A equipe cruzmaltina visita o Botafogo no próximo domingo (18), às 16h (de Brasília).

Como foi o jogo

O Vasco teve mais volume de jogo no primeiro tempo. Apesar de dominar os números de posse de bola e trocas de passes, o Fluminense não conseguiu impor seu estilo de jogo. Com uma boa marcação e muito intenso, o Cruzmaltino conseguiu anular as principais ações dos donos da casa e criou a chance mais perigosa da etapa inicial, quando Vegetti acertou o travessão.

O segundo tempo começou muito movimentado. Em cinco minutos, mais emoção que em toda a primeira etapa: David ficou cara a cara com Fábio duas vezes, fez um gol que foi anulado, e foi travado por André; depois, Fernando Diniz foi expulso direto, após reclamar e invadir o campo.

A chuva apertou, e o futebol esfriou. Depois de dez minutos muito intensos, a chuva fina sobre o Maracanã virou um temporal. O jogo ficou mais truncado e as equipes passaram a criar menos chances. O Fluminense passou a apostar em chutes de longa distância e ameaçou com Marcelo e Renato Augusto, que pararam em Léo Jardim.

Festival de cartões antes de cobrança de falta. Aos 20 minutos, um lance despretensioso mudou a partida. O Vasco tinha uma cobrança de tiro livre, quase da posição do escanteio, para fazer, mas os jogadores dos dois times se desentenderam na área e o árbitro mostrou tolerância zero. Primeiro, cartões para Ganso e Vegetti. Na sequência, André e João Victor foram amarelados. Antes que Payet pudesse bater na bola, a confusão cresceu, e Thiago Santos e Medel foram expulsos. A briga foi parar nas arquibancadas, e a polícia teve que intervir. O jogo ficou parado por cerca de sete minutos.

Mais espaço em campo não significou mais chances. Com 10 em campo para cada lado, o jogo ficou mais truncado. O campo molhado não favoreceu os passes do Fluminense, enquanto o Vasco apostou nas bolas aéreas e conseguiu chegar com mais perigo. No fim, os visitantes até ensaiaram uma pressão, mas não conseguiram tirar o zero do placar.

Lances importantes

No travessão! Aos 31 minutos, Payet cobrou falta com veneno na área, e Vegetti se antecipou. O atacante desviou e acertou o travessão. No rebote, o argentino ainda teve mais uma chance, mas mandou para fora.

Léo Jardim! Aos 40 minutos, Arias recebeu bom lançamento e bateu rasteiro. Léo Jardim defendeu com o pé para evitar o primeiro gol do jogo.

No detalhe! Aos dois minutos da segunda etapa, David disparou desde o meio-campo, invadiu a área e tocou para o gol, na saída de Fábio. Após revisão no VAR, o lance foi anulado por impedimento.

Falta? Nos acréscimos, Vegetti brigou com a defesa tricolor após cruzamento, ganhou e bateu para o gol. No entanto, o árbitro marcou falta do atacante na disputa de bola.

FICHA TÉCNICA
Fluminense 0 x 0 Vasco

Competição: 8ª rodada do Campeonato Carioca
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data e horário: 14 de fevereiro de 2024 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Mota Correia
Cartões amarelos: Felipe Melo, Ganso, André, Arias (FLU); Zé Gabriel, Vegetti, João Victor, Payet (VAS)
Cartões vermelhos: Thiago Santos, Fernando Diniz (FLU); Medel (VAS)

Fluminense: Fábio; Guga, Felipe Melo (Lima), Thiago Santos e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli (Felipe Andrade), PH Ganso (Douglas Costa) e Renato Augusto (Antônio Carlos); Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Rojas), Medel, João Victor, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Adson), Galdames e Payet (Rossi); David (Mateus Carvalho) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flu e Vasco empatam em clássico quente com 11 cartões, confusão e VAR - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Carioca - 2024