Topo

Messinho? Abel rejeita apelido e repete fórmula com nova joia do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/02/2024 04h00

Classificação e Jogos

Estevão, meia-atacante de 16 anos, viveu sua primeira grande noite com a camisa do Palmeiras ao dar a assistência para Flaco López marcar o gol da vitória contra o São Bernardo, na noite de ontem (15), pelo Campeonato Paulista.

No entanto, Abel Ferreira já fez questão de frear a empolgação com o jovem que recebeu o apelido de 'Messinho' quando chegou à base do Cruzeiro em 2017.

O que ele disse

Eles [jogadores mais jovens] vão jogar, e vão jogar mal, mas se calhar já vão dizer amanhã que o Estevão — não é Messinho, já disse que não é Messinho, é Estevão — é o melhor do mundo. Mas depois se ele não fizer um jogo bom... Paciência. É preciso de paciência. Ele tem um potencial imenso, temos que ter cuidado com ele

Abel Ferreira

Já são quantos com 16 ou 17 anos [no Palmeiras]?! Parece fácil... É preciso paciência, é um miúdo que tem potencial tremendo. Temos que ter cuidado. Tudo o que está a volta cria uma pressão. Eu admiro muito o jogador jovem brasileiro. Quando eu sei que a família está esperando ser sustentada por aquilo que o jogador fizer. Eu penso 'se minha filha não tirar 10 na escola, eu não tenho comida para comer'. Não sei qual é a pressão de um miúdo de 16 ou 17 anos que tem a família toda dizendo para jogar bem. Eu tento tirar essa pressão deles

Estevão seguirá 'fórmula' da base palmeirense

Estevão foi o destaque do Palmeiras na estreia da Copinha contra a Queimadense Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Mesmo após 'desencantar' no Palmeiras, Estevão seguirá planejamento de Abel com jovens da base. Ele seguirá entrando no decorrer das partidas para ir se acostumando ao profissional. Até o momento são apenas quatro jogos com alguns minutos: 12 contra o Cruzeiro, no Brasileirão do ano passado, e no Paulistão deste ano, 6 minutos contra a Inter de Limiera, 28 contra o Red Bull Bragantino, e 25 contra o São Bernardo.

O caminho é o mesmo de Endrick. O atacante que subiu ao elenco principal com 16 anos, mas só se firmou no time titular na arrancada do título brasileiro do no passado — quando já tinha 17. Luis Guilherme, Naves, Fabinho e Garcia foram outros jovens que passaram pelo mesmo processo com Abel.

O jovem é monitorado por gigantes europeus desde a base do Palmeiras. Em 2022, o PSG enviou uma oferta de 80 milhões de euros (cerca de R$ 430 milhões na época) para contratar de uma vez só Endrick e Estevão. A proposta foi recusada pelo Alviverde.

Estevão já afirmou que sonha em jogar o Barcelona, mas o Chelsea quer seduzir o atleta. A pedida do momento é a multa rescisória, que é de 60 milhões de euros, o que significa quase R$ 320 milhões na cotação atual. Desse total, o Verdão tem 70%, com os outros 30% na mão da família do atleta.

Mesmo que seja vendido nos próximos meses, Estevão terá de permanecer no Brasil até a janela de julho de 2025, quando terá os 18 anos necessários para completar uma transferência internacional.

Canal do Palmeiras no WhatsApp

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Messinho? Abel rejeita apelido e repete fórmula com nova joia do Palmeiras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Palmeiras