Árbitro de Fluminense x Vasco tem dados vazados e registra ocorrência
Classificação e Jogos
O árbitro Bruno Mota Correia, que apitou o empate em 0 a 0 entre Fluminense e Vasco, teve dados pessoais vazados, sofreu ameaças e fez um registro de ocorrência na delegacia.
O que aconteceu
O árbitro teve uma atuação bastante contestada na partida. O Vasco foi o clube que demonstrou maior revolta e, dentre outras manifestações, pediu o afastamento do profissional, algo que não foi atendido.
O telefone pessoal e o endereço de Bruno Mota Correia foram vazados horas depois. Eles circularam em diversos grupos de Whatsapp e outras redes sociais.
O árbitro sofreu ameaças e decidiu registrar uma ocorrência na delegacia. Para estes tipos de caso, a Polícia Civil do Rio de Janeiro costuma encaminhar a investigação para a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática.
A Ferj divulgou um relatório, posteriormente, isentando o árbitro de culpa. Segundo a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, os lances reclamados pelos clubes passaram pela análise da empresa "Good Game", especializada em verificar a atuação da arbitragem através da tecnologia de Inteligência Artificial.
Foi identificado apenas um erro no relatório, considerado de "baixo impacto". Teria sido um escanteio a favor do Fluminense. No comunicado, a Ferj ainda finaliza dizendo que "o árbitro não se constituiu em vilão ou incompetente em partida tensa e hostil em alguns momentos".
O zagueiro Medel e o atacante Rossi demonstraram revolta nas redes sociais. Eles postaram uma foto onde, supostamente, Bruno Mota Correia aparece vestido com a camisa de uma organizada do Fluminense. Não há, porém, nenhuma confirmação de que a imagem é verídica.
Ferj recusa pedido do Vasco por árbitro Fifa
O Vasco solicitou que fossem utilizados árbitros Fifa e de fora do Rio em seus jogos. A Ferj, porém, negou o pedido e, em conjunto com o Botafogo, escolheu Wagner do Nascimento Magalhães para o clássico entre as equipes neste domingo (18), no Nilton Santos. O VAR será comandado por Rodrigo Nunes de Sá. O Cruzmaltino se recusou a comparecer à reunião.
A Ferj tem em seu quadro apenas Bruno Arleu de Araújo como árbitro Fifa. O profissional, porém, está com uma lesão no joelho e tenta se recuperar a tempo de estar à disposição para as semifinais do Campeonato Carioca.
Vasco pede impugnação da partida
O Vasco demonstra não querer baixar a guarda mesmo com as negativas. Minutos depois da escolha do árbitro para o clássico com o Botafogo, o clube emitiu uma nota oficial informando que entrou com um pedido de impugnação da partida contra o Fluminense.
A prioridade, segundo o clube, é anular os cartões. No texto, o Cruzmaltino diz que eles teriam sido dados "em desacordo com as regras" e "geraram consequências danosas ao clube".
Ferj já suspendeu dois árbitros por erros em jogos do Vasco
A Ferj já suspendeu dois árbitros por erros cometidos em jogos do Vasco neste Carioca. Tarcizo Pinheiro Caetano levou a punição por sua atuação na partida entre o Cruzmaltino e o Bangu. A federação considerou suas falhas "flagrantes". Logo no jogo seguinte, diante do Nova Iguaçu, foi a vez de João Marcos Gonçalves Fernandes ir para a geladeira por "falhas gritantes", segundo o relatório.