O lateral Andreas Brehme, que morreu aos 63 anos, sacramentou o tricampeonato da Alemanha na Copa do Mundo de 1990, mas a penalidade que resultou na vitória por 1 a 0 sobre a Argentina é questionada até hoje.
O que aconteceu
Rudi Völler caiu após choque com zagueiro argentino, o árbitro marcou o pênalti e Brehme converteu. O lance aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo.
Com pênalti polêmico, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 na final da Copa de 1990. Andreas Brehme converteu a penalidade aos 40 minutos do segundo tempo.
-- Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) February 20, 2024
No relato de @silvioluiz e comentários de Juarez Soares.
Nostálgico!
pic.twitter.com/8LNA3pkC5N
Desde então os argentinos reclamam da penalidade que culminou no vice-campeonato. O árbitro Eduardo Codesal foi o responsável pela marcação do pênalti.
Maradona falou em "final comprada": "Nós, quando fomos jogar a final de 90, veio o Grondona (presidente da Federação Argentina na época) e me disse "até aqui chegamos". Que estávamos entregues. [...] Boto as duas mãos no fogo que ele não lutou por nada que fosse Codesal o árbitro na final. Nos entregou como nos entregaram os chilenos nas Malvinas", disse em entrevista ao programa La Cornisa, da "América TV", em 2015.
Os alemães, como Lotthar Matthäus, admitiram que não houve penalidade: "A Alemanha conquistou de presente a Copa de 1990. O pênalti dado pelo juiz não existiu", disse à FOX Sports em 2016.
Até Brehme questionou a decisão da arbitragem: "Antes, teve um pênalti em cima de Klaus Augenthaler que passou despercebido. Mas o que converti não existiu", disse à AFP em 2006.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.