Empresário e influenciador, Eduardo Semblano, o Fui Clear, voltou ao noticiário após opinião sobre o caso de Daniel Alves. O comentário em defesa ao ex-jogador, condenado à prisão por estupro, fez ele ser demitido do cargo de coordenador do Fut7 do Vasco.
O que aconteceu
Amigo de jogadores como Neymar, ele está constantemente presente na cobertura da seleção brasileira. Também tem o costume de entrevistar os atletas e define seu estilo como "único e irreverente". O influencer garante que vai aos jogos do Brasil sem patrocinadores e tirando dinheiro do próprio bolso.
Eduardo tem um canal no YouTube desde a Copa de 2018. Ele tem pouco mais de 31 mil inscritos. No Instagram, conta com 142 mil seguidores. O começo foi no Facebook escrevendo uma coluna. Em entrevistas, ele admite que seria cancelado pelos comentários na conta, que perdeu alguns anos atrás. Mas garante: não liga. Em março de 2017 ele montou a página do Fui Clear.
Em 2022, o canal lançou uma premiação que reuniu diversas figuras grandes do futebol. Entre os convidados, Neymar, Zico, Fred, Tite, entre outros. O objetivo é homenagear os nomes brasileiros na história e na temporada. Nomes como Pedrinho, Júlio César, Deco, Edmundo, Del Piero, Dorival Jr e alguns jornalistas são jurados.
Eduardo Semblano também foi gestor do Fut7 do Fluminense. Ele foi CEO de outras equipes dessa modalidade. Foi daí que surgiu o interesse em coordenar o Vasco. O influenciador e Pedrinho, atual presidente do clube, são amigos.
Embate com a imprensa
Na Copa do Mundo, uma pergunta do influenciador gerou desconforto. Antes do jogo contra a Coreia do Sul, na coletiva de Thiago Silva, ele insinuou que jornalistas torciam contra a seleção brasileira. A postura de embate com a mídia é comum nas redes sociais.
"Hoje, eu vou fazer diferente. Eu queria saber o quanto irrita, o quanto atrapalha um jantar virar problema. E uma boa parte da imprensa brasileira jogando contra nós, o quanto isso atrapalha a vocês no grupo?", perguntou na entrevista.
A sala de imprensa reagiu imediatamente ao comentário com indignação. Houve até questionamentos pessoalmente após o ocorrido. O repórter Fernando Fernandes, da Band, fez um desabafo na entrevista seguinte afirmando que não torcia contra e foi aplaudido por colegas.
Não foi a primeira e nem a última vez. Eduardo constantemente critica comentaristas ou outros jornalistas da mídia esportiva.
Agora vou falar para a corja [mídia]. Todo mundo odeia vocês. Todo mundo acha vocês idiotas. Ninguém leva vocês a sério. 'A bola' trata vocês como idiotas. Simples assim. Jogador de futebol, técnico, diretor. O universo da bola, todos acham vocês idiotas. Eles riem de vocês. Meu direct é bombardeado de jogador rindo: 'viu o que o idiota falou? viu o que a idiota falou?' É assim.
Fui Clear ao canal Futebolaço
Fui Clear também participou por seis meses do Donos da Bola, na Band, em 2022. Ele foi convidado por Getúlio Vargas para fazer o programa, mas não renovou o contrato.
Eduardo foi procurado pela reportagem, mas não retornou o contato. A reportagem será atualizada caso haja manifestação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.