A Conmebol anunciou, na noite de hoje, que os árbitros vão anunciar as decisões do VAR ao vivo durante jogos dos torneios organizados pela entidade.
O que aconteceu
Os juízes precisarão justificar suas análises na cabine do VAR aos torcedores por meio de um microfone. A Conmebol afirma que a medida foi criada "para fortalecer a justiça esportiva e a transparência em uma partida".
A estreia do modelo ocorrerá em Fluminense x LDU, jogo de volta da Recopa Sul-Americana marcado para a noite de amanhã, no Maracanã. É esperado que os duelos da atual Libertadores também recebam a novidade.
A iniciativa já ocorre em algumas ligas espalhadas pelo mundo, como no México, por exemplo. Recentemente, um árbitro protagonizou um momento curioso ao classificar um lance como "impenal" no alto-falante.
Classificação e jogos
A Conmebol afirmou que a novidade foi aprovada por órgãos oficiais, como Fifa e o Ifab (entidade que elabora as regras do futebol).
Este procedimento explicativo busca dar conhecimento ao vivo, tanto ao público presente no estádio como também aos telespectadores, as decisões finais do árbitro após revisão do VAR. Esta decisão está alinhada com a transparência e o desenvolvimento tanto da arbitragem quanto do futebol sul-americano, em todas as competições organizadas pela Conmebol texto da Conmebol
Deixe seu comentário