Corinthians reformula defesa, mas tem a pior entre times da Série A
O Corinthians contratou seis reforços para a defesa neste começo de 2024, mas tem a pior em números entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão até aqui. O Timão aparece empatado com Vasco, com 14 gols sofridos, mas tem média superior levando em consideração o número de partidas disputadas.
Meio time de reforços, mas resultados ruins
O Corinthians sofreu 14 gols em 12 jogos. A equipe só não foi vazada contra Guarani, Portuguesa (ambos Paulistão) e Cianorte (Copa do Brasil).
O Timão está empatado com o Vasco em gols sofridos entre os times da Série A, mas tem um jogo a menos que o clube carioca (12 a 13). Sendo assim, a média é de 1,16 gol sofrido por partida pelos paulistas, contra 1,07 do Cruz-Maltino. Flamengo (1), Athletico-PR (6) e Atlético-MG (6) são os menos vazados.
A defesa foi o setor para o qual a nova diretoria do Corinthians mais contratou reforços — seis dos 11 nomes que chegaram. Reforçaram o setor: os laterais-esquerdos Hugo e Diego Palácios, o lateral-direito Matheus França e os zagueiros Félix Torres, Gustavo Henrique e Cacá.
O Corinthians também teve um 'reforço' caseiro. O zagueiro Raul Gustavo voltou de empréstimo do Bahia e tem sido relacionado para as partidas com frequência.
Dos reforços, apenas Cacá ainda não entrou em campo. Diego Palácios atuou apenas por um tempo na partida contra o São Bernardo até lesionar o joelho e passar por uma artroscopia.
A formação defensiva sofreu algumas alterações ao longo do ano. Com Mano Menezes, o quarteto de zaga era formado por Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo. Após a chegada de António Oliveira, Caetano deu lugar a Gustavo Henrique e chegou até a entrar na vaga de Hugo, mas não foi bem como lateral e virou reserva.
Defesa rejuvenescida
Cinco jogadores deixaram o setor defensivo do Corinthians desde o fim do ano passado. Gil e Bruno Méndez não tiveram seus contratos renovados, Fábio Santos se aposentou, Lucas Veríssimo foi para o Al-Duhail-QAT, e Rafael Ramos está no Ceará.
A média de idade da defesa caiu. O Corinthians fechou a temporada passada com o sistema defensivo tendo 29,6 anos de idade média. A atual é de 26,2 — a idade dos goleiros não foi levada em consideração neste dado.
Fagner (34) e Gustavo Henrique (30) são os únicos dois jogadores do setor com 29 anos ou mais no atual elenco. Quem mais se aproxima da dupla é Félix Torres, com 27.
Quantos gols cada time da Série A já sofreu?*
- Corinthians: 14 em 12 jogos
- Vasco: 14 em 13 jogos
- Botafogo: 13 em 14 jogos
- Fluminense: 12 em 13 jogos
- Grêmio: 12 em 12 jogos
- Bahia: 11 em 15 jogos
- São Paulo: 10 em 12 jogos
- Bragantino: 10 em 14 jogos
- Vitória: 10 em 14 jogos
- Juventude: 9 em 12 jogos
- Palmeiras: 9 em 12 jogos
- Cuiabá: 9 em 11 jogos
- Atlético-GO: 9 em 14 jogos
- Fortaleza: 10 em 11 jogos
- Cruzeiro: 7 em 9 jogos
- Internacional: 7 em 12 jogos
- Criciúma: 7 em 13 jogos
- Atlético-MG: 6 em 8 jogos
- Athletico-PR: 6 em 12 jogos
- Flamengo: 1 em 10 jogos
*foram levados em conta apenas jogos oficiais
Deixe seu comentário