Libertadores: veja todos os times classificados e como ficaram os potes
Do UOL, em São Paulo
14/03/2024 23h47
Classificação e Jogos
A Libertadores já tem todos os seus times classificados para a fase de grupos e seus respectivos potes definidos.
Fase preliminar chega ao fim
A fase preliminar chegou ao fim na noite de hoje. O Nacional-URU despachou o Always Ready e garantiu a última vaga para os grupos da competição continental.
Além do Nacional-URU, Botafogo, Palestino e Colo-Colo também se garantiram nos grupos através da fase preliminar. O time brasileiro bateu o Bragantino, enquanto os chilenos ganharam de Nacional-PAR e Sportivo Trinidense.
Os outros 28 times já estavam garantidos na fase de grupos. Estas equipes haviam conquistado suas vagas por meio dos campeonatos e copas nacionais.
Quando será o sorteio e como ficaram os potes?
O sorteio da fase de grupos da Libertadores será realizado na próxima segunda-feira (18), às 20h (de Brasília). O evento acontecerá na cidade de Luque, no Paraguai, onde fica a sede da Conmebol.
Pote 1
- Fluminense
- Palmeiras
- River Plate
- Flamengo
- Grêmio
- Peñarol
- São Paulo
- LDU
Pote 2
- Atlético-MG
- Independiente del Valle
- Libertad
- Cerro Porteño
- Estudiantes
- Barcelona de Guayaquil
- Bolívar
- Junior Barranquilla
Pote 3
- San Lorenzo
- The Strongest
- Universitario
- Deportivo Táchira
- Rosario Central
- Alianza Lima
- Millonarios
- Talleres-ARG
Pote 4
- Caracas
- Liverpool-URU
- Huachipato
- Cobresal
- Palestino
- Colo-Colo
- Botafogo
- Nacional-URU
Formato de disputa
Os 32 times serão distribuídos em oito grupos com quatro equipes cada. As duas melhores colocadas de cada chave avançam às oitavas de final. O terceiro colocado vai para a Sul-Americana.
Por ser o atual campeão, o Fluminense é o único time que já sabe em qual grupo ficará. O Tricolor das Laranjeiras ocupará a cabeça de chave do Grupo A.
Em um primeiro momento, equipes do mesmo país não podem se enfrentar nos grupos, mas há uma exceção. Se uma delas veio da fase preliminar, o cruzamento pode acontecer. O Botafogo, então, pode cair na chave de outro brasileiro.
Em todas as etapas de mata-mata, os confrontos serão disputados em ida e volta, com exceção da final. O critério de gols fora de casa não é mais aplicado.