Shakhtar multa meia tajiques por curtir foto de vitória da seleção russa
Da Redação
23/03/2024 11h25
O meio-campista tajiques de 19 anos, Khusrav Toirov, do Shakhtar Donetsk, recebeu uma multa de um mês de salário do clube ucraniano por um motivo insólito: ele curtiu no Instagram uma publicação da vitória da seleção russa sobre a Sérvia, em amistoso realizado na última quinta-feira (21), com vitória da Rússia por 4 a 0.
O jogador foi multado em cerca de 300 mil hryvnias ucranianos (cerca de R$ 38 mil) do seu salário que será doado para as Forças Armadas da Ucrânia.
Após a descoberta da postagem "curtida" pelo meio-campista, torcedores do Shakhtar reagiram e declararam que o comportamento era "inaceitável".
O clube não joga em Donetsk desde 2014, quando após a invasão russa na região do Donbas, onde se localiza a cidade, o time passou a atuar longe de seus domínios, jogando em Lviv, a cerca de 1.200 quilômetros de Donetsk.
Em comunicado oficial ao portal ucraniano Football 24, o Shakhtar Donetsk explicou a situação.
"O Shakhtar viu a reação de Khusrav Toirov no post sobre a vitória do país agressor. Consideramos um comportamento inaceitável e vergonhoso. O futebolista será multado em um mês de salário, e esse dinheiro será usado para fornecer uma das unidades da Forças Armadas Ucranianas, que necessariamente informará o valor recebido."
Khusrav foi contratado em março de 2023 junto ao Atyrau, do Cazaquistão, como uma jovem promessa para o clube ucraniano. O atleta tem contrato até 2028 com o Shakhtar, mas até agora não disputou uma partida na atual temporada, em que o time de Donetsk, que tem os brasileiros Marlon Gomes e Eguinaldo (ex-Vasco), além de Pedrinho (ex-Athletico-PR), Newerton (ex-São Paulo) e Kevin (ex-Palmeiras), lidera o campeonato com 43 pontos, empatado com o Kryvas Kryvyi, que está à frente pelos critérios de desempate e com dois jogos a menos.