Sem inventar: estreia de Dorival foi vitória da simplicidade na Inglaterra
O técnico Dorival Júnior apostou na simplicidade para o Brasil vencer a Inglaterra por 1 a 0 em Wembley.
O que aconteceu
Dorival é amigo e fã de Fernando Diniz, mas entendeu que o momento da seleção pedia menos ousadia. O técnico entendeu que precisava de uma outra postura em relação ao ex-comandante.
Com pouco tempo de treino, o técnico decidiu por encurtar caminho. Ele optou por escalar os jogadores em funções de costume.
O time titular foi pensado para atuar basicamente como atua nos seus clubes. Assim, a adaptação seria mais fácil.
Rodrygo e Vinicius Júnior, por exemplo, jogaram no mesmo esquema sem centroavante do Real Madrid. Com mais velocidade no ataque. Endrick entrou na etapa final para decidir.
Outra ideia da comissão técnica foi mostrar ao elenco que era necessário humildade. A Inglaterra, com trabalho mais consolidado e invicta em 2023, não poderia se sentir à vontade em Wembley.
O futebol é, às vezes, fazer o que já está inventado. Essa seleção precisa de um pouco de organização. Dentro disso, que os jogadores tenham liberdade. Dorival organizou e isso é importante. A organização dá liberdade para os jogadores usarem seu potencial ao máximo. Fomos organizados, com cada um na sua função e sabendo exatamente o que fazer
Danilo
O próximo desafio será contra a Espanha, terça-feira, no Santiago Bernabéu. Com a confiança retomada e menos invenções, o Brasil tenta voltar a ser mais confiável.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.