"Vinicius Jr desabou" foi um termo amplamente utilizado na imprensa espanhola para abordar a entrevista coletiva que o jogador brasileiro concedeu hoje (25).
O que aconteceu
O desabafo de Vinicius Jr virou manchete principal nos jornais Marca e AS, e também no portal Relevo. Os veículos espanhóis destacaram o trecho em que o atacante diz ter "cada vez menos vontade de jogar" por conta de episódios de racismo.
Vinicius desaba: 'Cada vez tenho menos vontade de jogar' manchetes do Marca e do AS
Vinicius desaba: 'Cada vez tenho menos vontade de jogar, mas continuarei lutando' manchete do Relevo
Além dos jornais de Madri citados, diários de Barcelona também repercutiram a emoção de Vini. Mundo Deportivo e Sport também enfatizaram a fala do atacante do Real Madrid, mas em posição secundária — Daniel Alves deixando a prisão seguiu como a principal manchete dos portais.
Vinicius desaba e começa a chorar: 'Cada vez tenho menos vontade de jogar' manchete do Sport
Vinicius, entre lágrimas na coletiva de imprensa 'Cada vez tenho menos vontade de jogar' manchete do Mundo Deportivo
Choro e desabafo de Vinicius Jr
Cada vez estou mais triste, tenho menos vontade de jogar. Mas vou seguir lutando Vinicius Jr
O camisa 7 da seleção brasileira falou sobre racismo na véspera de amistoso contra a Espanha. A partida, que ocorre amanhã (26), às 17h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, tem como mote justamente o combate ao preconceito racial.
De onde vem essa força para lutar? "Por todas as pessoas que torcem por mim, me acompanham, e me mandam mais mensagens para lutar com eles. Tenho força grande dentro de mim, na família, em casa. Nem todos têm o apoio que eu tenho em casa. Que podem falar por tantas pessoas. Quero seguir por eles, que sabem do que realmente passo e passei. E que é muito difícil."
Sair do Real Madrid? "Pensei em sair, sim. Mas se saio daqui, estou dando o que querem aos racistas. Vou seguir lutando e jogando no melhor do mundo, ganhando títulos e fazendo muitos gols, para que vejam cada vez a minha cara. Sigo evoluindo para isso. Jogar futebol e fazer a alegria das minhas pessoas e de todos que vão ao estádio. Racistas sempre serão minoria. Como sou um jogador atrevido, que joga no Real Madrid e ganhamos muitos títulos, é complicado. Mas vou seguir firme e forte pois presidente me apoia, o clube me apoia, para que eu continue e possa ganhar muitas coisas."
Por que você acredita ter sido o escolhido para tantos insultos, até quando não joga? "Acredito que é algo muito triste tudo que venho passando aqui a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia minha vem aumentando. Acredito também que eu e todos os negros, não só na Espanha, mas no mundo todo, sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros sofrem. Meu pai sempre teve dificuldade de trabalhar por ser negro. Na dúvida, sempre escolhem o branco. Luto por tudo que vem acontecendo comigo. É desgastante, você está meio que sozinho em tudo. Já fiz muitas denúncias e ninguém é punido. Luto pelas pessoas que vão vir e minha família. Se fosse só eu, já teria desistido. Vou triste para casa. Fui escolhido, então estudo mais sobre a cada dia. Meu irmão tem cinco anos e que ele não passe por tudo que estou passando."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.