Gabigol nega ter fraudado exame de doping: 'Confio que serei inocentado'
Em nota oficial, Gabigol negou ter fraudado o exame de doping. O atacante do Flamengo se mostra confiante de que será inocentado na instância superior, na Suíça.
O que aconteceu
O jogador emitiu uma nota oficial em suas redes sociais. Além de negar fraude e se mostrar confiante de que seu recurso será acatado, ele se disse "decepcionado" com o resultado do julgamento, que o suspendeu por dois anos.
Por conta da punição, ele já está impedido de treinar no Flamengo. O atleta terá que manter a forma física afastado do clube. Ele também não poderá frequentar os vestiários e nem estar envolvido nos protocolos da delegação em dias de jogos.
Veja a nota oficial
"Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude no exame antidoping.
Classificação e jogos
A despeito do meu respeito ao Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudas qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.
Desde o início da minha carreira como jogador de futebol, sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substância proibida. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu clube e com o torcedor brasileiro.
Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.
Agradeço a todos pelo apoio neste momento difícil
Gabriel Barbosa"
-- Gabriel Barbosa (@gabigol) March 25, 2024
A punição
Gabigol foi denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que tem como pena máxima uma suspensão de quatro anos.
O julgamento que resultou na condenação do atacante do Flamengo aconteceu em duas partes e foi online.
A votação foi apertada: 5 a 4 pela condenação do atacante do Flamengo.
Na semana passada, a sessão foi interrompida após cinco horas de duração e foi retomada hoje. Gabigol foi um dos que deram depoimento.
A punição, se prevalecer após o recurso, vai extrapolar o tempo que Gabigol tem de contrato com o Flamengo. O vínculo atual vence em 31 de dezembro de 2024.
A condenação passa a contar a partir do dia do fato: 8 de abril de 2023. Logo, o atacante do Fla, a princípio, só fica disponível para jogar em abril de 2025.
O que diz o Flamengo
"O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.