Paixão por futebol esteve presente na obra de Ziraldo; clubes se despedem
Colaboração para o UOL, em São Paulo
06/04/2024 17h56
A paixão de Ziraldo pelo futebol está presente na obra do escritor e cartunista. Clubes, atletas e torcedores brasileiros manifestaram o luto pela morte do criador de "O Menino Maluquinho".
O que aconteceu
O Corinthians foi o primeiro clube a homenagear Ziraldo. São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG publicaram logo a seguir mensagens de luto pelo cartunista.
Relacionadas
O Flamengo, time do coração de Ziraldo, também homenageou o cartunista, que se intitulava 'o rubro-negro mais antigo em atividade'.
Luan, campeão da Libertadores pelo Atlético-MG em 2013 ganhou o apelido de Menino Maluquinho quando atuava pelo Galo e recebeu um presente de Ziraldo. Ele também lamentou nas redes sociais a morte do histórico escritor e cartunista.
Flamenguista, Ziraldo tinha forte ligação com o futebol, paixão que seu principal personagem carregava nos quadrinhos.
Em 2010 Ziraldo publicou uma série de livros contando a história de clubes brasileiros de uma maneira lúdica, voltada às crianças.
A pedido do Clube dos 13, Ziraldo desenhou os mascotes dos clubes da Copa União de 1987. Os desenhos fizeram tanto sucesso que seguiram estampando os álbuns de figurinhas do Campeonato Brasileiro nos anos 90.
Ziraldo morreu dormindo em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, depois das 14h de hoje (6). Ele tinha 91 anos.