Traços falcêmicos: entenda o que tira volante do Fla de jogo na altitude
O volante Allan, do Flamengo, está fora do jogo contra o Bolívar, pela Libertadores, em La Paz, por apresentar traços falcêmicos. Mas o que isso representa para a saúde dele e o desempenho?
O que aconteceu
Segundo o Flamengo, a condição de Allan "pode prejudicar a alta performance em altitude". La Paz está 3.640m acima do nível do mar.
Relacionadas
Traço falcêmico é uma alteração genética herdada dos pais. Mas não é um problema tão grave a ponto de ser considerado doença.
Só que, se encarar a altitude para os jogadores que não estão habituados com ela já é um problema, os traços falcêmicos aumentam a dificuldade.
O efeito pode se apresentar na oxigenação das células do corpo.
"A anemia falciforme caracteriza-se por uma doença genética com alterações das hemoglobinas. As hemoglobinas possuem a função de carregadoras do oxigênio no nosso organismo. O traço falcêmico significa que o indivíduo tem uma proporção de hemoglobinas normais e um percentual menor de falciformes", Flávia Magalhães, médica pós-graduada em Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisiologia do Exercício e Ciências do Futebol.
"E isso não é impeditivo de realizar atividades físicas. Os efeitos do exercício neste indivíduo relacionam-se à desidratação, hipertermia, acidose e uma alteração regionalizada de oxigenação do sangue. Além disso, o sangue fica mais viscoso. Em altitudes elevadas, o que pode acontecer é uma potencialização desses efeitos. Contudo, a conduta é individualizada de acordo com cada atleta", acrescenta a médica.
Sem Allan, quem joga?
O Flamengo tem dose dupla de desfalques no meio-campo. Além de Allan, Pulgar também não vai jogar.
Então, a chance é que a dupla de volantes seja formada por Igor Jesus e Gerson.
Será o terceiro jogo do Flamengo na Libertadores, o segundo na altitude. Mas a partida anterior, contra o Millionarios, foi em Bogotá, que está 2.600m acima do nível do mar.
Até agora, o time de Tite tem um empate e uma vitória (sobre o Palestino) na fase de grupos da Libertadores. O Bolívar é líder, com duas vitórias.