Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo: 'até quando?'

Vinicius Jr se manifestou no X (antigo Twitter) após Nico Williams, do Athletic Bilbao, ser vítima de gritos racistas da torcida do Atlético de Madrid em jogo do Campeonato Espanhol no último sábado (27).

O atacante brasileiro do Real Madrid postou um vídeo do momento em que Williams, incomodado com os cânticos racistas, faz um gol e comemora em direção à torcida rival apontando para sua pele. "Até quando?", pergunta Vini Jr na postagem, marcando o perfil oficial de La Liga.

O que aconteceu

No duelo entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao ocorrido neste sábado (27), no estádio Cívitas Metropolitano, o atacante basco reclamou de ofensas racistas proferidas pela torcida da casa.

Após as reclamações, a partida chegou a ser paralisada. Cinco minutos após o jogo ser retomado, Nico marcou o gol de empate do time visitante e comemorou apontando para sua pele.

Confira o post de Vini Jr:

Vini já foi alvo de diversos episódios racistas na Espanha e virou protagonista da luta antirracista no futebol. "Os racistas devem ser expostos e os jogos não podem continuar com eles nas arquibancadas. Só teremos vitória quando os racistas saírem dos estádios direto para a cadeia, lugar que merecem", disse o brasileiro em março.

110 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Cláudio Bonfim

As pessoas aqui não lêem a matéria e usam isso para justificar o racismo. Quem sofreu racismo não foi o Viny. Foi outro jogador de outro time. Os que comentam, como não sofrem racismo, acham que é Mimimi. Os exploradores tendem a menosprezar e diminuir o que passam os explorados. O nosso pais eh também racista. Eh muito claro o quanto, várias pessoas aqui, no fundo, também são racistas ou não assumem que querem que o racismo perdure. Isso soh vai começar a acabar, em minha visão, quando a liga começar a perder dinheiro com isso. Os demais jogadores, negros ou não, deveriam se solidarizar e protestar como o Viny faz. Aliás, entendo que esse também seja um dos motivos dele ser tão perseguido. Não querem negros que protestem ou se posicionem. Querem subalternos ou "isentões". Algo que Viny não é. 

Denunciar

Marcos Aurelio Pereira de Moura

O cara provoca os adversários e quando alguém fala que ele é feio demais, o que é verdade, vem com esse mi mi mi de racismo. Eu sou pardo e já morei em Madri e nunca me senti discriminado....

Denunciar

Mario Cesar de Souza

Tá na hora dos negros também serem mais efetivos no combate ao racismo.  No contrato com seus clubes, devem conter cláusulas que prevejam que, se houver comprovadas manifestações de racismo durante a partida, simplesmente possam se retirar de campo.

Denunciar