Como retorno de Zé Rafael no Palmeiras pode melhorar desempenho de Veiga
O meio-campista Zé Rafael deve ser a grande novidade na estreia do Palmeiras na Copa do Brasil hoje, às 21h30 (de Brasília), contra o Botafogo-SP, no Allianz Parque. A volta de Zé é uma boa notícia não só para o torcedor palmeirense, mas também para Raphael Veiga, que não vive grande fase no Alviverde.
Por quê?
Lesão de Zé Rafael coincidiu com queda de rendimento de Raphael Veiga. O último jogo do meio-campista foi a partida decisiva da final do Paulistão contra o Santos, o último jogo em que Veiga marcou um gol. Sem atuar com o apoio de Zé, Veiga fez seis jogos, não marcou nenhum gol e deu três assistências (todas elas na mesma partida, contra o Liverpool-URU).
Veiga precisou assumir um papel mais defensivo sem Zé Rafael em campo. No mapa de calor do jogador no Choque-Rei é possível observar que Veiga ocupa a faixa de meio-campo de um "quase volante", sem muita liberdade para subir ao ataque.
Já na partida contra a Ponte Preta, uma das melhores atuações do time no ano, Veiga teve muita liberdade para avançar pelo lado esquerdo por que jogava com Zé Rafael na sua retaguarda.
Classificação e jogos
Encaixe com Richard Ríos também faz com que Veiga tenha menos liberdade. Ríos e Zé Rafael tem características bem diferentes: o colombiano é mais leve, tenta ocupar todos os espaços do campo e chega muito no ataque, enquanto Zé cumpre o papel de "cão de guarda" e tem como ponte forte a marcação.
Veiga é o vice-artilheiro do Palmeiras na temporada. O meia tem 19 jogos, 7 gols e 4 assistência em 2024, e só está atrás do atacante Flaco López com 11 gols.
"Isso tem influência no jogo de Veiga", afirma Massini
O jornalista Paulo Massini, integrante da Live do Palmeiras no Youtube do UOL Esporte toda terça-feira, afirma que Zé Rafael é o homem mais marcador da equipe desde a época em que ele atuava ao lado de Danilo. E a ausência do volante pode estar ligada com a queda de rendimento do meia.
Na época em que o Palmeiras jogava com o Danilo e o Zé Rafael, muita gente fazia a análise do Danilo como sendo o cara que mais desarmava, que mais marcava no time do Palmeiras, mas quem desarmava era o Zé Rafael. O Danilo muitas vezes atrasava o jogo do adversário e ocupava muitos espaços. Acho que isso tem influência no desempenho do Veiga. O Abel trocou ele de lado, colocou no lado esquerdo. Uma das principais virtudes dele era a jogada pelo lado direito usando o pé esquerdo, colocando a bola na área, chutando ao gol ou entrando na área. Ele mudou para o lado esquerdo e não está conseguindo se adaptar. Mas ele vai seguir jogando
Canal do Palmeiras no WhatsApp
Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.
Deixe seu comentário