Quais foram os clubes que não pediram paralisação do Campeonato Brasileiro
Do UOL, em São Paulo
15/05/2024 19h19
A CBF anunciou na noite desta quarta (15) a suspensão das duas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro devido à tragédia no Rio Grande do Sul. A entidade afirmou que tomou a decisão de adiar os jogos do torneio após consultar os 20 clubes da Série A e receber o pedido da paralisação de 15 deles — outros cinco não estão na lista.
Quem ficou fora
A CBF informou que os cinco clubes que não pediram a paralisação foram Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino. Os quatro primeiros incentivaram campanhas em prol das vítimas das enchentes no Sul, mas haviam se manifestado por dirigentes que achavam que poderiam ajudar mais com a continuidade do Brasileirão.
A entidade disse que não houve comunicação formal desse grupo. A CBF enviou ofício aos clubes e federações pedindo seus posicionamentos sobre o assunto.
Ao UOL, o Bragantino afirmou que se surpreendeu por não ter sido colocado pela CBF entre os times favoráveis à paralisação. O clube destacou que apoia a decisão e que manifestou sua posição por ofício, conforme pedido pela entidade.
Bahia e Vitória também estavam entre os times contrários à suspensão das rodadas, mas mudaram de ideia. Os dois times baianos divulgaram na noite de ontem uma nota apoiando a paralisação temporária em solidariedade ao Rio Grande do Sul.
Segundo apurou o UOL, o São Paulo, um dos clubes que não pediu a paralisação do Brasileiro, vê a decisão com naturalidade e, apesar de não ter sido notificado oficialmente da decisão, afirmou que irá acatar o que for definido pela CBF.
O Corinthians emitiu uma nota sobre a suspensão das vendas de ingressos do jogo contra o Botafogo, mas não se posicionou sobre a decisão. O duelo ocorreria no domingo (19), na Neo Química Arena.
Flamengo e Palmeiras ainda não se pronunciaram oficialmente. O UOL entrou em contato com os três times que não comentaram a decisão, e atualizará o texto quando tiver uma resposta.
Quais foram os times que pediram a suspensão
- Atlético-GO
- Atlético-MG
- Athletico-PR
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Bahia
- Juventude
- Vitória
- Fluminense
- Fortaleza
- Grêmio
- Botafogo
- Internacional
- Vasco
Paralisação do campeonato
A maioria dos integrantes da Série A já haviam se manifestado a favor da paralisação. Os 11 clubes da Liga Forte União se posicionaram na última segunda (14) pela suspensão até o dia 31 de maio.
As rodadas suspensas seriam realizadas nos próximos dois finais de semana — 18 e 19/05, e 25 e 26/05. Os jogos envolvendo os clubes gaúchos já estavam sendo adiados.