Paralisação: 86 mil pessoas dependem diretamente de jogos para ter trabalho
Colaboração para o UOL, em Aracaju
17/05/2024 13h43
Classificação e Jogos
No programa Finanças do Esporte, que acontece toda sexta-feira às 10h no Youtube do UOL Esporte, o colunista Rodrigo Mattos mostrou o impacto financeiro imediato da paralisação por duas rodadas do Brasileirão, em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo levantamento da CBF, uma rodada do campeonato emprega 86 mil pessoas diretamente em todo o país. Isso sem contar os empregos informais que são movimentados no dia dos jogos, explicou Mattos.
Esse é o impacto direto por não ter jogo no final de semana. É um estudo da UI e da CBF de 2018 que mostra que a operação de jogo movimenta 86.000 pessoas em todos os estados. Claro, você teria que tirar os jogos do Sul, que de qualquer jeito não iam funcionar, são empregos temporários, essas pessoas só recebem se tiver o evento. Então, é o cara que está vendendo mate — por exemplo, só o Maracanã emprega 2.000 pessoas diretamente na operação. Isso fora o cara que está vendendo cerveja e churrasquinho na porta, esses não estão na conta, mas também obviamente só são movimentados pelo estádio. Tem um impacto, essas pessoas vão ficar durante duas semanas com essa renda a menos.
Relacionadas
Além dos empregos diretos e indiretos, a paralisação também tem impacto na renda de bilheteria, acrescentou o colunista do UOL. As rodadas dos dois próximos fins de semana do Brasileirão foram suspensas pela CBF a pedido dos clubes.
A bilheteria gerada na Série A é de R$ 7,9 milhões na última rodada sem os times do Sul. Esse é o valor bruto, que dá em torno de R$ 1 milhão por jogo. Então esse também é um impacto direto. Rodrigo Mattos
Crise entre Vasco e 777 pode esporte dinheiro estrangeiro
Palmeiras e WTorre podem chegar a um acordo? PVC explica
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Danilo Lavieri debatem os principais temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.