Atlético-MG é sufocado e perde para Sport, mas avança graças a jogo de ida
O Atlético-MG voltou a decepcionar e perdeu por 1 a 0 de um sufocante Sport na Arena Pernambuco, mas garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil diante da vantagem de dois gols acumulada no jogo de ida da terceira fase. Barletta marcou o único gol do confronto, realizado na noite desta quarta-feira (22).
O resultado garante mais R$ 3,4 milhões aos cofres da equipe treinada por Gabriel Milito. O próximo adversário no torneio ainda é indefinido, já que a CBF ainda vai sortear todos os confrontos da próxima fase.
O Atlético-MG volta a entrar em campo na terça-feira (28), contra o Caracas, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Dois dias antes, o Sport encara o Fortaleza pela semifinal da Copa do Nordeste.
Como foi o jogo
O 1° tempo foi todo de um elétrico Sport, que aproveitou a força da torcida e foi para o vestiário com 1 a 0 no bolso. O time de Mariano Soso até poderia ter marcado mais gols, mas não calibrou a pontaria — e teve uma boa dose de azar em bolas desviadas pela zaga adversária. Os visitantes, por outro lado, pouco agrediram diante da marcação intensa pernambucana.
Classificação e jogos
Na etapa final, os mandantes continuaram martelando a meta de Everson, mas não conseguiram deixar tudo igual no placar agregado. O Galo, que teve um gol anulado de Paulinho, se salvou com a falta de capricho do ataque rival e com algumas defesas de seu goleiro.
Gols e destaques
Sustos pernambucano. Depois de entradas duras e cartão amarelo para Gustavo Coutinho, o Sport assustou a meta de Everson em dois lances seguidos antes dos dez minutos: primeiro com Felipinho, que viu sua finalização desviar após contra-ataque, e depois com Barletta, que concluiu cruzamento de cabeça e errou o alvo.
Barletta brilha e abre o placar. Os donos da casa esquentaram de vez a Arena Pernambuco aos 13 minutos, quando Barletta recebeu de Lucas Lima na ponta direita, cortou para dentro e partiu para cima da marcação. O ex-Corinthians, de perna esquerda, contou com leve desvio de Maurício Lemos antes de balançar as redes: 1 a 0.
Pedro Lima e Scarpa ficam no quase. O Sport, por pouco, não ampliou a vantagem e empatou o placar agregado com Pedro Lima, que completou linda jogada construída de pé em pé e bateu cruzado com força excessiva. Scarpa respondeu pouco tempo depois para o Atlético-MG após passe de Igor Gomes, mas chutou para fora.
Galo se salva. Elétrico, o time de Mariano Soso desperdiçou ótimas chances pouco antes do intervalo: aos 42 minutos, Barletta se livrou da marcação e iniciou lindo contra-ataque antes de acionar Romarinho, que invadiu a área e não calibrou a pontaria. No minuto seguinte, foi a vez de Dalbert receber de Pedro Lima e finalizar — desta vez, a bola desviou na zaga atleticana antes de sair por cima do gol.
Paulinho marca, mas gol é anulado. O Atlético-MG voltou do intervalo mais ligado e até balançou as redes com Paulinho, que tabelou com Vargas e deslocou Caíque França da entrada da área. O lance, no entanto, acabou anulado quase cinco minutos depois pelo árbitro Braulio da Silva Machado. O motivo? Falta em cima do meio-campista Felipe, do Sport, ainda na defesa mineira.
Vargas, atacante, salva como zagueiro. O atacante da equipe de Milito virou quase que um goleiro em meio a um bate-rebate dentro da área de Everson aos 22 minutos: após cruzamento, Gustavo Coutinho escorou para o meio e Felipe, livre, fuzilou antes de o camisa 11 do Galo afastar quase em cima da linha.
Técnicos mudam. Mariano Soso decidiu colocar seu time ainda mais no ataque ao chamar Tití Ortiz e Zé Roberto para os lugares de Felipe e Gustavo Coutinho. Milito respondeu imediatamente e sacou Zaracho e Vargas — Alisson e Cadu entraram.
Pressão final. O Sport se lançou de vez ao ataque nos minutos finais e apostou nas bolas paradas para balançar as redes. O problema, para os pernambucanos, é que Everson e a zaga atleticana apareceram e evitaram o pior por parte da equipe mineira até o apito final.
FICHA TÉCNICA
SPORT 1x0 ATLÉTICO-MG
Data e horário: 22 de maio de 2024, às 20h (de Brasília)
Competição: volta da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Assistentes: Alex dos Santos e Luiz Alberto Andrini
VAR: Rafael Traci
Cartões amarelos: Gustavo Coutinho, Felipe, Dalbert (SPT); Vargas, Battaglia, Paulinho, Mariano, Saravia (CAM)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Barletta (SPT), aos 13 min do 1° tempo
SPORT: Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho (Dalbert); Felipe (Tití Ortíz), Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Romarinho (Alan Ruiz), Barletta e Gustavo Coutinho (Zé Roberto). Técnico: Mariano Soso
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Battaglia, Maurício Lemos (Rômulo) e Arana; Alan Franco, Igor Gomes (Igor Rabello), Zaracho (Alisson) e Scarpa; Paulinho (Palacios) e Vargas (Cadu). Técnico: Gabriel Milito
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.