América-MG vence Santos em noite tensa com gol polêmico, lesão e confusão
Em jogo marcado por suposta falta de fair play e confusão, o Santos foi derrotado por 2 a 1 para o América-MG na Arena Independência, em Belo Horizonte. Além de ver a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro em risco, o Peixe perdeu o capitão João Paulo por lesão em um gol bastante polêmico marcado por Renato Marques. Willian até empatou, mas Juninho garantiu a vitória dos mandantes na etapa final.
Com o resultado, o time de Fábio Carille estacionou nos 15 pontos e pode ser ultrapassado pelo Goiás — o clube de Márcio Zanardi joga na segunda (27), contra o Avaí, em Florianópolis.
O América-MG, por outro lado, igualou a pontuação dos paulistas, mas fica atrás pelo número de vitórias: são cinco contra quatro até o momento. A equipe de Cauan de Almeida segue invicta no nacional.
Santos e América-MG terão bastante tempo para descanso antes do próximo compromisso na Série B. Os paulistas encaram o Botafogo-SP na segunda (3), enquanto os mineiros visitam o Paysandu no dia seguinte.
Classificação e jogos
Como foi o jogo
O 1° tempo teve lesão, confusão e um gol para cada lado. O lance que marcou os primeiros 45 minutos ocorreu quando João Paulo, goleiro santista, driblou Renato Marques dentro de sua própria área e se machucou. Ele chegou a pedir paralisação do duelo, mas o atacante americano chutou para o gol vazio e irritou os paulistas — que empataram, com Willian, antes do intervalo.
Na etapa final, o América-MG passou a incomodar e, depois de bola na trave, marcou com Juninho em novo lance reclamado pelos visitantes, desta vez por uma suposta falta em Patati no início da jogada. O Santos tentou reagir, mas não conseguiu superar Dalberson.
Gols e destaques
Gil leva perigo. A primeira boa oportunidade do jogo saiu aos cinco minutos após escanteio cobrado por Otero e concluído por Gil, mas não pelo alto: o zagueiro aproveitou sobra na tentativa de Joaquim e, com o pé direito, tentou colocar no ângulo de Dalberson e errou o alvo.
Lesão, gol e briga. O América-MG abriu o placar aos 14 minutos de uma maneira, no mínimo, peculiar: João Paulo recebeu recuo dos companheiros e, apertado por Renato Marques, driblou o atacante dentro de sua própria área. O problema é que o goleiro acabou se machucando na ação e, em meio aos pedidos por paralisação do duelo, viu o jogador dos donos da casa chutar para o fundo do gol vazio. O lance revoltou os santistas e uma confusão generalizada tomou conta do gramado antes de Wilton Pereira Sampaio validar a jogada, já que não havia apitado: 1 a 0. João Paulo tem suspeita de lesão tendínea no tornozelo esquerdo e passará por exames neste sábado (25).
João Paulo recebeu a bola, mas se machucou na hora de chutar para frente. Renato Marques tocou para o gol vazio! O @AmericaFC1912 fez o primeiro do jogo!
-- Canal GOAT (@CanalGOATBR) May 25, 2024
@chicopedrotti
AME 1??-0?? SAN l #SérieBNoGOAT pic.twitter.com/nZ9FLUwXvJ
Resposta categórica com Willian. O Santos, que devolveu a bola ao goleiro rival no recomeço do duelo em protesto pelo ato, igualou o placar aos 29 minutos, quando Otero recebeu na ponta esquerda e cruzou para a área. Dalberson rebateu para a entrada da área e Escobar, com um lindo toque de primeira, deixou Willian Bigode (ou Dubgod) em condições de chutar cruzado e empatar: 1 a 1.
América-MG para na trave (e em Brazão). Os mineiros iniciaram a etapa final dispostos a pressionar o adversário — e conseguiram. Antes dos dez minutos, Mateus Henrique acertou a trave do estreante Brazão, e o substituto do lesionado João Paulo operou um milagre segundos depois em chute de Alê na sequência da jogada.
Juninho decreta resultado. O capitão e ídolo do América-MG, que havia se desculpado com os santistas no intervalo pelo lance envolvendo Renato Marques, recolocou o time de Cauan de Almeida na frente. Ele aproveitou lindo passe de Benítez, que deu um toque de primeira ao ser acionado por Adyson, e ajeitou o corpo antes de superar o goleiro rival: 2 a 1.
Últimas tentativas. O time de Carille se lançou na base do abafa ao ataque, mas não conseguiu igualar o marcador antes do apito final de Wilton. O zagueiro Gil virou atacante e até ameaçou marcar, mas estava impedido. Ainda deu tempo de apostas na bola parada, mas os paulistas não tiveram sucesso.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2x1 SANTOS
Data e horário: 24 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Competição: 7ª rodada da Série B do Brasileirão
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Boschilia e Leone Carvalho Rocha
VAR: Wagner Reway
Cartões amarelos: Adyson, Marlon, Éder (AMG); Willian, Fábio Carille (SAN)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Renato Marques (AMG), aos 13 min do 1° tempo; Willian (SAN), aos 29 min do 1° tempo; Juninho (AMG), aos 21 min do 2° tempo
AMÉRICA-MG: Dalberson; Mateus Henrique (Daniel Borges), Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Alê e Moisés (Benítez); Adyson (Felipe Azevedo), Renato Marques (Brenner) e Fabinho (Vitor Jacaré). Técnico: Cauan de Almeida
SANTOS: João Paulo (Gabriel Brazão); JP Chermont (Hayner), Gil, Joaquim e Escobar; Tomás Rincón (Nonato), Diego Pituca e Giuliano; Otero (Serginho), Weslley Patati (Patrick) e Willian Bigode. Técnico: Fábio Carille
29 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Claudio Fernando de Oliveira
Pessoal alto lá, a imprensa do eixo Rio-SP, esta massacrando o jogador do América como se fosse um crápula. Num futebol brasileiro onde jogadores manipulam resultados para arranjos com as Bets, dirigentes acusam dirigentes de manipular resultados, jogadores simulam todo tipo de situações para pedir faltas, cartões, pênaltis; Ronaldinho Gaúcho fez uma malandragem numa cobrança de lateral, quando no Atlético Mineiro, pedindo água ao Regerio Ceni, ludibriando o goleiro, para fazer um um gol e todos acharam a maior graça, entre tantas sacanagens que estão por aí no mundo do futebol, agora estes pseudos moralistas vêm sacrificar um jogador que estava fazendo a função dele em campo, que é fazer gols para o clube que o paga, num lance com bola em jogo e que, por alguma razão, foi largada pelo goleiro, ah parem com isto, vcs todos hipócritas da falsa moral…
Ricardo Gama de Oliveira
Mi mi mi do Santos! Depois da TV mostrar o goleiro saindo machucado é fácil falar em "far play"!! Agora, na velocidade da jogada, com o goleiro se atrapalhando todo como iam querer que o Renato não soubesse se o João Paulo não estava simulando uma lesão só para parar o lance??? Gol legal! O choro é livre!
Antonio Del Conte
Os jogadores são culpados pelo primeiro gol do América.... É tanta simulação, é tanto mimimi, e tanta cera que os goleiros fazem, que as vezes fica difícil saber se realmente houve uma contusão, ou apenas uma simulação.... Para os que não concordam ,depois que o goleiro saiu de maca e foi substituído, fácil dar opinião....