Leverkusen vence Copa da Alemanha três dias após perder temporada perfeita

O Bayer Leverkusen venceu o Kaiserslautern por 1 a 0 e é campeão da Copa da Alemanha. A final foi disputada neste sábado (25) no Estádio Olímpico de Berlim.

Granit Xhaka marcou o gol do título. O jogada aconteceu aos 15 minutos do 1º tempo.

O Leverkusen conquistou a sua segunda Copa da Alemanha da história. A primeira havia sido em 1993 contra o Hertha Berlin.

Duelo de opostos: O Kaiserslautern terminou a temporada em 13º na segunda divisão do Alemão. O time não disputa a série principal desde 2012. Já o Bayer fez uma campanha histórica com título invicto na Bundesliga.

A sequência de 51 jogos sem derrotas do Leverkusen foi quebrada pelo Atalanta na final da Liga Europa. Os alemães perderam por 3 a 0 e ficaram sem chances de encerrar o ano com uma tríplice coroa.

Como foi o jogo

O Kaiserslautern tentou surpreender com um início ofensivo. A primeira finalização da partida foi de Hanslik, obrigando Hradecky a trabalhar cedo com boa defesa.

Os atuais campeões alemães logo se organizaram e passaram a ter o domínio da bola até abrir o placar. Depois do gol, o Bayer preferiu controlar o resultado com troca de passes em vez de aumentar a vantagem.

A expulsão de Kossounou ainda na primeira etapa animou o Kaiserslautern. A reação imediata do time foi buscar o empate, que quase aconteceu nos acréscimos.

Continua após a publicidade

Com um a menos, Xabi Alonso voltou para o segundo tempo com mais cautela e reforçou a defesa. O jogo ficou mais equilibrado com chances reais do Kaiserslautern empatar, diminuindo a diferença na porcentagem de posse de bola e no número de finalizações. Hradecky foi acionado e fez defesas importantes para segurar o resultado.

Foi a vez do Leverkusen jogar no contra-ataque. Os campeões seguraram a pressão criada pelo time de branco e voltaram a ganhar força na reta final. O Bayer teve chances de matar o jogo, mas viu seus jogadores se enrolarem com a bola dentro da área, inclusive com Frimpong escorregando em dois lances diferentes.

Lances de destaque

Primeiro susto. Com 4 minutos de jogo, Hanslik viu espaço e arriscou um chute de fora da área. A bola tinha endereço, mas Hradecky foi buscar.

1x0. Aos 15, Wirtz perdeu o domínio no campo de ataque, mas a bola sobrou para Xhaka. O suíço chegou chutando de primeira com a canhota e acertou um foguete no gol.

Expulso. Kossounou levou o segundo amarelo aos 43 minutos após pisão em Tomiak. A primeira punição aconteceu com apenas dois minutos de bola rolando.

Continua após a publicidade

Passou perto. Aos 48, Kaiserslautern foi para cima com Raschl chutando cruzado pelo lado direito. A bola correu rasteira e saiu à direita do gol.

Quase o empate. Aos 16 minutos do segundo tempo, Ache, que veio do banco, finalizou com muita força de fora da área. O goleiro do Bayer se esticou e alcançou a bola no seu canto direito.

Perdeu! Após bom passe de Wirtz, Frimpong fintou o goleiro e ficou perto de marcar. O holandês demorou demais para finalizar, optou pelo passe cruzado para o meio, mas a bola ficou com a zaga.

Ficha Técnica
Kaiserslautern 0 x 1 Bayer 04 Leverkusen

Data e horário: 25 de maio de 2024, às 15h (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha
Árbitro: Bastian Dankert
Assistentes: René Rohde e Marcel Unger
VAR: Holger Henschel
Cartões amarelos: Kossounou (Leverkusen, aos 2' e aos 43' do 1º T), Elvedi (Kaiserslautern, 41' do 2º T), Tomiak (Kaiserslautern, 50' do 2º T)
Cartão vermelho: Kossounou (Leverkusen)

Gols: Xhaka (15' do 1º T)

Continua após a publicidade

Kaiserslautern: Krahl; Zimmer, (Touré) Tomiak, Elvedi e Puchacz; Raschl (Klement), Kaloc e Ritter; Zolinski (Tachie), Redondo (Opoku) e Hanslik (Ache). Técnico: Friedhelm Funkel
Leverkusen: Hradecky; Kossounou, Tah e Tapsoba; Frimpong (Tella), Andrich, Xhaka e Grimaldo (Hincapié); Hofmann (Adli), Wirtz (Hlozek) e Schick (Stanisic). Técnico: Xabi Alonso

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.