Qual a história e o que diz o hino da Champions, que virou hit esportivo

Você pode preferir chamar de Champions League ou Liga dos Campeões da Uefa, mas uma coisa é inegável quando o assunto é a competição de clubes mais importante da Europa: cada vez que se fala no torneio, logo vem na memória o hino da competição.

A música que embala o campeonato que se encerra neste sábado (1º) — com a final entre Real Madrid e Borussia Dortmund — é adotada desde 1992, cantada em três idiomas e foi feita especialmente para a disputa.

Estilo clássico e marca forte

O hino da Champions League foi criado exatamente para a competição em uma reformulação feita pela Uefa em 1992. Foi quando o torneio passou a adotar o nome que ostenta até hoje, fase de grupos e também sua identidade visual. O objetivo era manter o ar clássico do torneio, disputado apenas pela nata do futebol europeu.

A Europa, naquela época, buscava um sentimento de união e o tema da competição também tinha este objetivo. Precisava ser uma canção que atingisse todos os envolvidos na disputa e os torcedores também.

Em 1992, foi assinado o Tratado da União Europeia, também conhecido como Tratado de Maastricht, que é considerado a fundação da União Europeia como conhecemos atualmente.

Tony Briten é o autor do hino, inspirado na música Zadok the Priest, de Georg Friedrich Händel, criada para a coroação do Rei George II em 1727. A canção original virou um símbolo do prestígio da monarquia britânica.

Para a gravação utilizada pela Liga dos Campeões, a música é executada pela Royal Philharmonic Orchestra de Londres e cantada pela orquestra inglesa Academy of St. Martin in the Fields.

A aceitação foi imediata, tornando o hino da Champions a maior referência em termos de música no esporte. Até hoje, a canção é executada antes de todos os jogos da competição.

É um hino muito bom! Desde que me lembro, mesmo quando era muito novo, eu assistia à Champions League. Havia grandes equipes com grandes lendas marcando gols. Por isso, disputar esse torneio se tornou o meu sonho Erling Haaland, atacante do Manchester City

Continua após a publicidade

Melodia e letra

A melodia do hino é complexa, apesar de ser cantarolada por torcedores do mundo todo. A composição foi feita desta forma para remeter a grandiosidade da disputa, entre os melhores times do continente.

A música foi pensada de forma crescente, para atingir o clímax no momento em que a taça é erguida. O caminho até o ápice da melodia dá a ideia de conquista — remetendo ao futebol.

O hino da Liga dos Campeões é cantado em três idiomas: francês, alemão e inglês. São as três línguas oficiais da Uefa. A letra trata especialmente de sublinhar que o torneio é disputado 'pelos melhores'.

Mágica? É mágica acima de tudo. Quando você ouve o hino, isso te cativa imediatamente. Você quer saber o que vai acontecer Zinédine Zidane

Continua após a publicidade

Letra original

Ce sont les meilleures équipes
Es sind die allerbesten Mannschaften
The main event

Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions

Une grande réunion
Eine grosse sportliche Veranstaltung
The main event

Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions

Ils sont les meilleurs
Sie sind die Besten
These are the champions

Continua após a publicidade

Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions

Tradução livre para português

São os melhores times
São os melhores times
O evento principal

Os Mestres
Os Melhores
As grandes equipes
Os campeões

Um grande encontro
Um grande evento esportivo
O evento principal

Os Mestres
Os Melhores
As grandes equipes
Os campeões

Continua após a publicidade

Eles são os melhores
Eles são os melhores
Estes são os campeões

Os Mestres
Os Melhores
As grandes equipes
Os campeões

Deixe seu comentário

Só para assinantes