Vini Jr nunca quis Bola de Ouro, sonhou com títulos e pode acabar premiado

As palavras 'Bola de Ouro' nunca fizeram parte das 'resenhas' de Vini Jr. Ao contrário de muitos, o prêmio de melhor jogador do mundo nunca foi objetivo do camisa 7 do Real Madrid. Curiosamente, pode ser ele a quebrar o jejum que perdura desde 2007 sem um brasileiro premiado — Kaká foi o último.

A verdade é que Vini Jr sempre focou no ganho esportivo: queria as vitórias do time e não as glórias individuais. Mas já caiu em armadilhas sobre "quando queria vencer a premiação" e seu estafe precisou intervir.

Anos atrás, Vini foi questionado pela imprensa espanhola sobre uma previsão de que idade ele teria quando vencesse a Bola de Ouro, mas pessoas do seu convívio viram aquilo como uma tentativa de 'pegadinha maldosa' para ser usada futuramente caso o jogador não atinja a premiação.

Como aquilo realmente não era uma preocupação do jogador, Vini Jr foi orientado a não responder tais perguntas. O atacante foi, inclusive, um dos principais responsáveis pela Bola de Ouro vencida por Karim Benzema — e o próprio francês sabe disso.

O prêmio é visto pelos arredores do jogador como algo extremamente subjetivo e supervalorizado. Tanto pela forma com é efeita a eleição quanto pela mídia que ganhou nos últimos anos com o duelo particular de Messi e Cristiano Ronaldo.

A Bola de Ouro está tendo uma importância muito maior do que deveria. Como criou essa rivalidade entre Messi e Cristiano, se tornou um prêmio quase obsessão, mas é muitas vezes mais da torcida, da imprensa, de quem está de fora do que dos atletas. No caso do Vini, ele é muito centrado. Teve a felicidade de estar no time do Benzema quando o Benzema ganhou, ele chegou no time no ano que o Modric tinha acabado de ganhar. Ele já jogou com dois Bolas de Ouro. Fred Pena, empresário do jogador e CEO da Roc Nation Sports Brazil

Minha opinião é que tem que ser visto como consequência, não como causa. É muito mais colocado pelo torcedor, pela imprensa, pelo entorno, um amigo, um familiar... Mas não é uma pauta de conversa: 'ah, quero ser o melhor do mundo'. O que ele quer é ser campeão: Espanhol, da Champions, da Copa América. Se vier a Bola de Ouro, é consequência de um ano. Fred Pena

Vini Jr pode ser o primeiro brasileiro que nunca almejou e está próximo de conseguir, depois de outros que despontaram como candidatos a vencer o prêmio e não chegaram lá.

Se vencer a Champions League neste sábado contra o Borussia Dortmund, vai ser difícil ignorar o prolífico ano de Vini Jr. O camisa 7 foi o principal jogador do Real Madrid na campanha no torneio continental.

Continua após a publicidade

Na Copa América, a seleção espera o camisa 7 para ser o dono do time na ausência de Neymar. Se chegar para vestir a amarelinha como campeão da Champions, Vini Jr pode ter na Copa América um desempate com seu companheiro Jude Bellingham, que disputa a Eurocopa pela Inglaterra, para finalmente colocar fim ao jejum brasileiro na Bola de Ouro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes