Zubeldía vê 1º tempo ruim e critica: 'Tiramos o pé do acelerador'

A vitória do São Paulo sobre o Cruzeiro por 2 a 0 neste domingo (2) manteve o time invicto sob o comando de Zubeldía - já são dez jogos - e colocou a equipe no G4. No entanto, o treinador não gostou do que viu em campo e deixou isso claro na entrevista coletiva.

O que ele disse

'Fizemos um primeiro tempo ruim'. Na opinião de Zubeldía, se o Cruzeiro criou as principais chances da etapa inicial, foi porque o São Paulo permitiu, perdendo muito a bola.

Hoje, foi difícil porque o rival fez isso e porque facilitamos. Quando um time perde tanto a bola, o rival começa a circular a bola e achar espaços. O Cruzeiro é muito bom nos passes verticais, terminando em cruzamentos ou chutes. Nós também somos. Mas, na parte de construção, não estivemos tão precisos hoje. E, por isso, o rival cresceu. Se estivéssemos melhores na circulação, encontrando jogadores livres, não facilitaríamos.

'Deveríamos buscar mais situações de gol'. O treinador comentou que, após o segundo gol, o São Paulo aparentemente diminuiu o ritmo. Zubeldía gostaria que a atitude fosse diferente: com os jogadores buscando mais gols, em vez de trocar passes no meio-campo e campo de defesa.

No fim do primeiro tempo e em alguns momentos do segundo tempo, aproveitamos bem o homem a mais, abrindo bem o espaço. Depois do segundo gol, deveríamos seguir pressionando, mas acho que tiramos o pé do acelerador e fomos conservadores com o resultado. Eu gostaria que a equipe fizesse quatro, cinco gols. Hoje, é muito difícil ganhar. Tão difícil que, quando você está ganhando, você luta para manter o resultado, mesmo contra 10 jogadores. Eu gostaria que o time buscasse mais situações de gol. Mas acho que isso faz parte da consolidação da equipe. É bom ver isso para pensar em situações assim nos próximos jogos e em como mexer no time para mudar.

'O sistema defensivo funcionou hoje por uma atuação muito boa do Rafael'. Mesmo sem o time levar gols há quatro jogos, Zubeldía acredita que hoje a defesa não foi bem e teve que trabalhar mais que o necessário. Para o treinador argentino, o time só não levou gols por conta de uma atuação acima da média do goleiro tricolor.

O sistema defensivo hoje funcionou mais por causa de uma atuação muito boa do Rafael. Eu tive a sensação de que eles tiveram quatro chances claras no primeiro tempo. O time melhorou na parte defensiva. Acho que tem a ver com a precisão do passe com a bola. Hoje, não tivemos isso, tivemos que correr mais que o normal pela bola.

O São Paulo só volta a atuar no dia 13 de junho, quando visita o Inter, às 20h (de Brasília), no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma. O jogo é válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.