Topo

Ranking UOL: São Paulo tira Palmeiras da liderança, e Corinthians despenca

Do UOL, em São Paulo

03/06/2024 04h00

O São Paulo desbancou o Palmeiras na liderança do Ranking do Brasileirão, desenvolvido pelo UOL. O Tricolor paulista assumiu a ponta após os jogos da última semana, incluindo o retorno da Série A.

O time comandado por Zubeldía emplacou duas vitórias, enquanto o Alviverde perdeu o topo por não ter vencido na Libertadores. Fora isso, o top-5 se manteve igual, com a dupla Fla-Flu, e o Botafogo segue na cola.

Grêmio, Fortaleza e Atlético-GO foram destaques positivos. Os dois primeiros galgaram duas casas na lista, enquanto o Dragão pegou o elevador e ultrapassou três adversários. Além deles, o Cruzeiro subiu uma posição.

Já Athletico e Corinthians tiveram quedas significativas. O Furacão perdeu duas colocações e foi para 11º, enquanto o clube do Parque São Jorge deslizou para a 14ª posição.

Ranking UOL do Brasileirão*

  1. São Paulo (+1): O Tricolor chegou no topo com duas vitórias pelo mesmo placar de 2 a 0: contra Talleres, na Libertadores, e sobre o Cruzeiro, no Brasileirão.
  2. Palmeiras (-1): O Alviverde perdeu a liderança após ficar só no empate com o San Lorenzo por 0 a 0, em casa mesmo tendo vencido o Criciúma fora por 2 a 1.
  3. Fluminense (-): O Flu manteve sua posição com a vitória sobre Alianza no meio da semana e o empate por 1 a 1 com o Juventude.
  4. Flamengo (-): O Rubro-negro sobrou nos dois duelos que teve, a vitória por 3 a 0 sobre o Millonarios e a goleada histórica por 6 a 1 sobre o rival Vasco, mas ainda não conquistou a vaga no pódio do ranking apesar de ter assumido a liderança do Campeonato Brasileiro.
  5. Atlético-MG (-): O Galo goleou o Caracas na Libertadores, só que ficou no empate com o Bahia e também não mudou de colocação.
  6. Botafogo (-): O time de Artur Jorge é outro que manteve o posto com os resultados da semana, após empate por 0 a 0 com o Junior de Barranquilla e vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians na casa do adversário.
  7. Cruzeiro (+1): A Raposa subiu ao vencer seu jogo da Sul-Americana, apesar da derrota para o agora líder do ranking São Paulo no Brasileirão
  8. Bahia (-1): A equipe comandada por Ceni empatou com o Atlético-MG e perdeu uma posição.
  9. Grêmio (+2): O Tricolor gaúcho voltou a jogar, deu show na Libertadores e perdeu com os reservas para o Bragantino, só que subiu duas casas
  10. Inter (-): O Colorado foi derrotado pelo Belgrano em seu retorno, mas superou o Cuiabá no final de semana e continuou em décimo.
  11. Athletico-PR (-2): O Furacão derrapou nas duas partidas que teve, ambas derrotas por 1 a 0: para Sportivo Ameliano e Fortaleza.
  12. Fortaleza (+2): O Leão do Pici galgou duas posições embalado por dois triunfos, fazendo Sportivo Trinidense e Athletico de vítimas.
  13. Red Bull Bragantino (-): O clube de Pedro Caixinha tropeçou na Sul-Americana e só empatou com o Coquimbo, mas bateu os reservas do Grêmio no Brasileirão.
  14. Corinthians (-2): O Corinthians despachou o Racing-URU no meio da semana, mas sofreu novamente contra um adversário da Série A e foi superado em casa pelo Botafogo, despencando no ranking.
  15. Atlético-GO (+3): O Dragão superou o Vitória no seu único jogo da última semana e pegou o elevador, tendo a maior subida entre todos os times.
  16. Cuiabá (-1): O Dourado bateu o Lanús fora de casa, mas seguiu sua sina no Brasileirão e, ainda sem marcar no campeonato, perdeu para o Inter, caindo uma posição.
  17. Juventude (-1): O Juventude arrancou o empate contra o Flu em seu retorno, mas também caiu uma casa e entrou no 'Z4' do ranking.
  18. Vasco (-1): O Cruz-maltino foi atropelado pelo rival Flamengo e se afundou ainda mais.
  19. Criciúma (-): O Criciúma foi derrotado novamente, no apagar das luzes para o Palmeiras, e segue em penúltimo.
  20. Vitória (-): O time comandado por Carpini também não consegue vencer e se mantém na lanterna do ranking.

*Os números entre parênteses indicam a variação de posição em relação à semana anterior. Na sequência, há o desempenho de cada clube no período atualizado.

Entenda a classificação

A classificação do Ranking do Brasileirão UOL foi calculada após os jogos do fim de semana do torneio. Ela leva em consideração todos os jogos disputados desde o domingo anterior, contabilizando partidas da Libertadores, Sul-Americana e outros torneios.

O ranking traz o São Paulo na liderança, tendo ultrapassado o Palmeiras. O Fluminense e o Flamengo aparecem na sequência, nas mesmas posições com relação à lista da semana passada. Atlético-MG e Botafogo, também nos mesmos postos, completam o top-6.

Já o Vitória segue como último, com o Criciúma na vice-lanterna. O Vasco caiu para 18º e entrou no 'Z4' do ranking, uma posição atrás do Juventude.

O Ranking UOL do Brasileirão é dinâmico e será atualizado toda segunda-feira. Os times podem subir ou descer na tabela a cada semana, dependendo dos resultados em campo.

Critérios

O ranking considera todos jogos dos times da Série A do Brasileirão e tem pesos diferentes para torneios mais importantes. Uma vitória em competições mais relevantes, como Libertadores ou Campeonato Brasileiro, por exemplo, vale mais que os três pontos nos Estaduais ou regionais.

O clube conquista seus pontos com vitórias e empates, mas ganha bonificações quando tem resultado positivo em clássico ou por vitória nos pênaltis, por exemplo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ranking UOL: São Paulo tira Palmeiras da liderança, e Corinthians despenca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte