Ainda sem CR7, Portugal leva susto, mas bate Finlândia em jogo com golaços

A seleção de Portugal venceu a Finlândia por 4 a 2 nesta terça-feira (4), no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em amistoso internacional.

Rúben Dias, Diogo Jota e Bruno Fernandes (duas vezes) fizeram os gols de Portugal. O zagueiro do Manchester City marcou aos 17 minutos do primeiro tempo, e o atacante do Liverpool fez (de pênalti) aos 49' da etapa inicial. O meia do United balançou as redes aos 10' e aos 40' do segundo tempo.

Teemu Pukki fez os dois gols da Finlândia e deu emoção ao jogo. O atacante saiu do banco no segundo tempo, quando a partida estava 3 a 0, e marcou aos 27' e aos 32', ameaçando brevemente a vitória lusitana.

A seleção portuguesa voltará a campo no próximo sábado (8), contra a Croácia. Este será o penúltimo amistoso dos lusitanos antes da estreia na Eurocopa — o último será contra a Irlanda, no dia 11. Já a Finlândia, fora do torneio continental, ainda enfrentará a Escócia nesta data Fifa.

Como foi o jogo

Cristiano Ronaldo fora. Convocado para a Eurocopa, o veterano foi dispensado da primeira semana de preparação, assim como Rúben Neves, já que seus compromissos no futebol saudita estenderam até o fim de maio. Outros nomes cotados para serem titulares na Euro, como Bernardo Silva e Bruno Fernandes, iniciaram o amistoso no banco.

Rúben Dias, de Portugal, comemora gol em amistoso contra a Finlândia
Rúben Dias, de Portugal, comemora gol em amistoso contra a Finlândia Imagem: Pedro Nunes/REUTERS

Portugal nem precisou forçar muito. A seleção da casa não deixou a Finlândia jogar e controlou o primeiro tempo com tranquilidade. As arrancadas de Rafael Leão pela ponta esquerda geraram perigo. Mas foi na bola parada que os lusitanos abriram o placar. Vitinha cobrou escanteio e Rúben Dias se livrou da marcação na segunda trave, marcando aos 17'.

Pênalti polêmico. Os lusitanos foram 'premiados' com uma chance de ouro nos acréscimos do primeiro tempo. Suhonen tentou passar por Francisco Conceição, encostou de leve no português, que caiu, e o árbitro viu falta. O VAR notou que o lance aconteceu dentro da área finlandesa, portanto foi marcado pênalti. Diogo Jota cobrou com firmeza e ampliou.

Continua após a publicidade

Substituição quíntupla deu novo gás a Portugal. Roberto Martínez colocou Gonçalo Inácio, Dalot, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos e Pedro Neto na volta do intervalo, tirando inclusive os autores dos gols do jogo até o momento. Os portugueses voltaram do vestiário imprimindo ritmo alto, e logo saiu o 3 a 0. Bruno Fernandes bateu da entrada da área e acertou o ângulo de Hradecky, um golaço.

Pukki colocou fogo no jogo. O centroavante finlandês, nome mais reconhecido internacionalmente entre os atacantes da equipe, causou impacto imediato. Saiu do banco aos 20', fez golaço de cavadinha aos 27' e marcou mais um aos 32'. Portugal precisou suar mais do que imaginava, mas Bruno Fernandes apareceu de novo. O meia invadiu a área, chutou com tranquilidade e definiu o placar em 4 a 2.

Ficha técnica - Portugal 4x2 Finlândia

Data: 4 de junho de 2024
Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal
Árbitro: Christian-Petru Ciochirca
Cartões amarelos: não houve
Gols: Rúben Dias aos 17' do 1ºT, Diogo Jota aos 49' do 1ºT e Bruno Fernandes aos 10' e aos 40' do 2ºT (Portugal); Teemu Pukki aos 27' e aos 32' do 2ºT (Finlândia)

Portugal: José Sá; João Cancelo, António Silva (Danilo Pereira), Rúben Dias (Gonçalo Inácio) e Nuno Mendes (Diogo Dalot); João Neves, João Palhinha (Bruno Fernandes) e Vitinha; Francisco Conceição, Diogo Jota (Gonçalo Ramos) e Rafael Leão (Pedro Neto). Técnico: Roberto Martínez

Finlândia: Hradecky; Alho (Soiri), Ivanov, Jensen e Niskanen; Talvitie, Peltola, Suhonen (Walta) e Antman (Terho); Nissilä (Lod) e Källman (Pukki). Técnico: Markku Kanerva

Deixe seu comentário

Só para assinantes