Sorte ou azar? Rival nunca marcou no São Paulo, mas vive lua de mel em casa

O Nacional-URU, adversário do São Paulo nas oitavas de final da Libertadores, acumula um péssimo histórico contra o Tricolor, mas vive uma fase atuando em seu estádio que deixa ainda mais ligado o sinal de alerta nos comandados de Luis Zubeldía.

Copo meio cheio ou meio vazio?

O clube de Montevidéu nunca balançou as redes contra o futuro oponente. Foram quatro jogos na história, com três vitórias brasileiras e um empate sem gols.

Duas das partidas são bastante especiais pelos são-paulinos: eles se enfrentaram na Libertadores de 1992, vencida pelo Tricolor até então de maneira inédita. Os uruguaios perderam por 1 a 0 na ida e por 2 a 0 na volta — coincidência ou não, os duelos foram válidos pelas oitavas de final.

O atual Nacional-URU, no entanto, tem números que assustam como mandante. A equipe jogou 13 vezes em sua casa neste ano e perdeu apenas uma vez, contra o Fénix, com time misto, pelo Campeonato Uruguaio.

Um dos destaques do clube é Gonzalo Carneiro, que passou pelo São Paulo entre 2018 e 2020. O atacante já marcou sete vezes em 18 jogos nesta temporada.

Gonzalo Carneiro, ex-São Paulo, é um dos destaques do Nacional-URU na temporada
Gonzalo Carneiro, ex-São Paulo, é um dos destaques do Nacional-URU na temporada Imagem: Reprodução/Instagram/nacional

O treinador do adversário do São Paulo também é uma "figurinha carimbada": Álvaro Recoba. O ex-atacante, que teve passagem marcante pela Inter de Milão no início do século, começou sua trajetória como técnico no ano passado e assumiu a equipe de Montevidéu depois de um período como auxiliar.

Caminho brasileiro

Se avançar diante dos uruguaios, o Tricolor encontrará um oponente "caseiro": o time de Zubeldía encara o vencedor de Palmeiras x Botafogo, outro duelo das oitavas.

Continua após a publicidade

Contra os paulistas, o histórico é favorável no mata-mata o São Paulo eliminou o rival em 1994, 2005 e 2006 — todas nas oitavas de final. o Palmeiras deu o troco em 2021, já nas quartas.

Diante dos cariocas, não há embates disputados pela Libertadores até o momento. O Tricolor, no entanto, não vence o Botafogo há cinco confrontos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes