'Estamos ferrados': rescisão da Vai de Bet gera temor em aliados de Augusto
Do UOL, em São Paulo
07/06/2024 18h05
A rescisão do patrocínio da Vai de Bet com o Corinthians despertou o sinal de alerta em aliados do presidente Augusto Melo, que tornou-se "garoto propaganda" da parceria que acabou hoje diante de um escândalo envolvendo laranjas. Livia Camillo, repórter do UOL, trouxe novidades sobre o tema na Live Semanal do clube no YouTube.
Há movimentação da oposição muito forte diante deste cenário. Ouvi diretamente de um membro da gestão Augusto Melo que disse: 'se sair o patrocínio da Vai de Bet, estamos ferrados'. Existe a questão política. O derretimento político é a coisa mais importante da questão. O patrocínio, obviamente, é algo que vai fazer falta aos cofres, mas pode ser reposto. A questão é: o momento de crise abre margem para impeachment, e é aí que entram os agentes das sombras. Eles estão esperando a brecha necessária para fazer essa movimentação Livia Camillo, na live do Corinthians
"Que 'negocião' da Vai de Bet, hein?"
Juca Kfouri, que também participou da live, se mostrou curioso com os próximos dias do Corinthians — que, além da turbulência política, pode perder o goleiro Carlos Miguel ao futebol europeu
Multa de Carlos Miguel. "Temos algumas questões: na terça, quem vai ser o goleiro no jogo contra o Atlético-GO? Será o Carlos Miguel, que diz que fica até junho? Vamos fazer perguntas. Como é que o senhor Duilio [ex-presidente do clube] transformou uma multa de 20 milhões de euros em 4 milhões de euros, que era a multa do Carlos Miguel até o fim do ano passado? Que negociação teve aí? Foi negociação ou um gesto com o chapéu alheio?"
Dinheiro perdido. "O Duilio tem que ser cobrado. Eu cobrava a expulsão do Duilio dos quadros do Corinthians quando ele perdeu a eleição. O Corinthians pagou R$ 20 milhões de multa para a Pixbet, a antecessora da Vai de Bet. Pagou mais R$ 25 milhões de comissão para o senhor Alex Cassundé [ex-integrante da equipe de Augusto Melo], indicado pelo Sérgio Moura [ex-superintendente de marketing]. Agora, vai pagar mais R$ 30 milhões de multa para a Vai de Bet. Que negocião fez a Vai de Bet, hein? Tornou-se nacionalmente conhecida na camisa do Corinthians e vai embora tendo seis prestações de R$ 10 milhões. O Corinthians perde dinheiro."
Fim da parceria
A empresa de apostas havia notificado o Corinthians pedindo dez dias para que o clube esclarecesse o episódio. O prazo acabou ontem, e as respostas não foram consideradas satisfatórias. Em nota emitida na véspera do fim do prazo, o Corinthians informou que encaminhou ofício à Vai de Bet tirando dúvidas sobre "as tratativas adotadas", salientou que notificou a intermediária e que contratará outra empresa para realizar apuração autônoma.
Após o posicionamento alvinegro, a Vai de Bet afirmou que "se viu obrigada a encerrar o vínculo" e lamentou o episódio. A casa de apostas disse que exerceu a rescisão a partir de cláusulas contratuais para proteção da marca. O UOL apurou que existe, no contrato, uma cláusula anticorrupção que pode ser ativada.
O caso é alvo de investigação pela Polícia Civil de São Paulo. O Blog do Juca Kfouri revelou no dia 20 de abril que a Rede Social Media Design, do empresário Alex Cassundé, repassou o valor à Neoway depois de receber a primeira parcela dos 7% de comissão pelo acordo entre Corinthians e Vai de Bet. A Rede Social aparece no contrato como intermediária do acordo.
Edna Oliveira dos Santos, dona da Neoway, vive em uma casa de nove metros quadrados, em bairro humilde de Peruíbe (SP). Ela depende de Bolsa Família para sobreviver e disse ao UOL jamais ter assinado qualquer documento referente à abertura de uma empresa.
A Neoway foi aberta com assinatura digital, com um endereço de e-mail que não existe e um endereço residencial falso. A empresa foi registrada na Avenida Paulista 171, 4º andar: o local pertence à startup Company Hero, que diz nunca ter tido qualquer negócio ou contato com Edna ou com a Neoway.
Veja a nota da Vai de Bet na íntegra
A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão - que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.
Nota do Corinthians sobre a rescisão
O Sport Club Corinthians Paulista informa a descontinuidade do contrato de patrocínio máster com a VaideBet. Em decorrência das instabilidades recentes, provocadas por acusações que seguem em investigação, a empresa preferiu rescindir o acordo que havia firmado com o clube até o fim de 2026.
O Corinthians lamenta que o parceiro comercial tenha encerrado o maior acordo de marketing esportivo do Brasil - do qual a empresa se beneficiou a ponto de sair de uma casa de apostas desconhecida para a segunda colocação no setor em apenas cinco meses - sem que houvesse nenhuma conclusão das investigações relacionadas ao intermediário da negociação.
Vale ressaltar que o Corinthians é o maior interessado em resolver a questão citada. Por isso, não está medindo esforços para que os fatos sejam elucidados, seja por meios próprios, por terceiros ou na colaboração junto às autoridades.