Dorival: 'Vini Jr já merece Bola de Ouro independentemente da Copa América'
O técnico Dorival Jr afirmou que Vini Jr. foi o melhor jogador da temporada e que merece vencer o prêmio Bola de Ouro, independentemente da Copa América. O camisa 7 do Real Madrid e da seleção brasileira deve ser poupado e começar no banco contra o México.
Copa América define Bola de Ouro? "Mais decisivo do que fez no Campeonato Espanhol e torneio tão importante quanto o conquistado por último (Champions) não precisaríamos ter Copa América para mostrar o que já foi apresentado. Jogador que foi fantástico, tivemos naturalmente outros, mas por merecimento a tudo que ele fez não seria correto se não fosse apontado como o melhor da temporada. Vini fez por merecer e espero que se confirme"
Poupar Vini. "Foram vários dias de comemoração que fogem ao contexto natural. Eles estão sendo muito bem monitorados e preparados para que façamos uma bela competição"
Mistério na escalação. "Alisson e Martinelli iniciam, os demais saberão a respeito naturalmente. Porém, eu acho que vamos segurar um pouco mais para definir nossa escalação. Endrick depende dele ocupar um espaço. Tudo é questão de tempo, amadurecimento e oportunidades. Vai ter pelo que demonstra no Palmeiras e seleção"
Confira outras respostas de Dorival Jr em entrevista coletiva
Estádio
"Já joguei, mas não tinha cadeira. Quando jogador, tive públicos maiores, mas como treinador, não. Será a primeira vez jogando para 90 mil pessoas. Teremos espetáculo à altura do público de amanhã".
Três zagueiros
"Temos que encontrar um caminho para a nossa equipe, um caminho seguro, em que os jogadores se sintam tranquilos e depois, sim, algumas alternativas. Pode ser que aconteça em algum momento. Nesse instante, vou tentar encontrar um padrão para a equipe. Trabalho desenvolvido para isso".
Mistério no time titular
"Tivemos essa semana de trabalho, com alguns jogadores chegando no decorrer dela. Alguns cumprem semana de comemoração, em razão de conquista justa e que temos que enaltecer e, naturalmente, entendemos tudo isso. A seleção se reuniu, aceleramos processo que é muito importante para nós. Teremos segunda partida contra os EUA e depois mais um pequeno período para usar em treinamentos o máximo possível. Sinto que a equipe amadureceu muito em relação ao primeiro momento. Trabalhamos duas equipes no mesmo nível, mesmo padrão. É questão de tempo para analisar todos que aqui estão. Esse período é muito importante em razão de termos jogadores muito inteligentes e de fácil assimilação. Espero que desenvolvam o melhor dentro de campo. São jogadores de várias equipes, cada um com conceitos um pouco diferente do que temos na seleção, mas adaptáveis e que tudo que aconteça de maneira positiva. Se Deus quiser até o final da primeira fase da competição estejamos em nível bem melhor".
Lideranças
"A função do capitão é muito mais decisiva no dia a dia, de repente o atleta não precisa ter braçadeira para se posicionar como capitão. Capitães não desenvolvem funções às vezes, outros sem essa braçadeira de repente fazem de maneira brilhante. Espero que não tenhamos só um atleta com esse perfil, mas outros mais dentro de um contexto. Quem for a campo designa-se como atleta especial, mas não encaramos assim. Eles sabem quem são os líderes, o tipo de liderança técnica, pela postura, pela imposição, pela dinâmica ou execução. O importante é que tenhamos vários para representar a função".
Brasileiros nos estádios
"Enfrentaremos uma partida muito complicada amanhã, contra uma equipe que joga futebol interessante, agudo. Um futebol dinâmico com ligações diretas, de muita disputa, jogo de muito contato. Eles chegam com muita velocidade a todo momento ao gol adversário. Será parâmetro importante para competição tão importante quanto. Uma partida que possa balizar o momento que possamos viver na Copa América e que será fundamental para o desenvolvimento do trabalho".
Capitão
"Já tenho definido, ele sabe quem será, mas amanhã anunciaremos".
Gabriel Magalhães fora: Beraldo ou Bremer
"Todos terão oportunidade em algum momento. Gabriel é um jogador importante, foram feitas avaliações e estaria em condições até a estreia. Acelera processo de recuperação e não deixa de fazer os trabalhos para estar em condição até a estreia. Contamos e muito com ele. Todos são importantes e terão oportunidade. Todos podem demonstrar a razão de estar presentes aqui".
Chances para todos. Quando?
"Os próximos cinco jogos com certeza"
Ciclo curto
"O principal é encontrar equilíbrio, um padrão para nos balizar daqui para frente. É tudo que nós queremos. Esse período vai mostrar muito de tudo isso. Etapa importante de equipe que foi montada há pouco tempo, mas apresenta processo de evolução interessante. Confio no trabalho, no que foi feito entre convocação e outra e nos jogos. É um trabalho marcante para todos nós e que nas tomadas de decisão sejamos assertivo em convocações e montagem de equipe. Estamos com mais um desafio. Fazer com que todos se sintam responsáveis pelo momento que vivemos, participando de todo o processo e contribuindo com vivência e capacidade. Esses jogadores terão papel muito importante, desde que assumam um pouco mais responsabilidade. Que sejam divididas e todos carreguem pra campo tudo isso".
Paquetá
"Eu tive conversas com ele a todo momento, não só agora. Me interesso pela história de cada um, pelos problemas, tentando ajudá-los de todas as formas. Não só ele, como todos. Foi uma decisão de todos nós. O presidente comanda uma entidade, fez todas as condições possíveis e imaginárias. Federação Inglesa, clube e nenhum sinal negativo ao aproveitamento como atleta, mesmo se os campeonatos estivessem em andamento. Está trabalhando, se preparando e dentro do merecimento terá oportunidade pela capacidade que possui ou não".
Estádio
"Estádio maravilhoso. Com certeza amanhã estará tomado principalmente pela torcida mexicana pela proximidade. Faremos de tudo para ter um grande espetáculo, digno dos que vierem. Uma satisfação e um prazer atuar aqui. Faremos de tudo pela melhor partida possível".
Escalações diferentes contra México e EUA?
"É uma escalação contra o México e logo após vamos sentir o que teremos, o que ficou de uma partida para outra. A intenção é aproveitar o máximo possível de jogadores nessas duas partidas, até pela avaliação clara para o que teremos ao longo da competição".