Vai de Bet rescinde patrocínio com Corinthians após escândalo com 'laranja'

A Vai de Bet anunciou a rescisão nesta sexta-feira (7) de seu contrato de patrocínio com o Corinthians. A decisão é decorrência da investigação de um repasse de pouco mais de R$ 1 milhão que o intermediário do negócio, a empresa Rede Social Midia Design, fez a uma empresa fantasma (Neoway Soluções Integradas). A Neoway Soluções foi aberta em nome de uma "laranja" chamada Edna Oliveira.

A empresa de apostas havia notificado o Corinthians pedindo dez dias para que o clube esclarecesse o episódio. O prazo acabou ontem, e as respostas não foram consideradas satisfatórias. Em nota emitida na véspera do fim do prazo, o Corinthians informou que encaminhou ofício à Vai de Bet tirando dúvidas sobre "as tratativas adotadas", salientou que notificou a intermediária e que contratará outra empresa para realizar apuração autônoma.

Após o posicionamento alvinegro, a Vai de Bet afirmou que "se viu obrigada a encerrar o vínculo" e lamentou o episódio. A casa de apostas disse que exerceu a rescisão a partir de cláusulas contratuais para proteção da marca. O UOL apurou que existe, no contrato, uma cláusula anticorrupção que pode ser ativada.

O caso é alvo de investigação pela Polícia Civil de São Paulo. O Blog do Juca Kfouri revelou no dia 20 de abril que a Rede Social Media Design, do empresário Alex Cassundé, repassou o valor à Neoway depois de receber a primeira parcela dos 7% de comissão pelo acordo entre Corinthians e Vai de Bet. A Rede Social aparece no contrato como intermediária do acordo.

Edna Oliveira dos Santos, dona da Neoway, vive em uma casa de nove metros quadrados, em bairro humilde de Peruíbe (SP). Ela depende de Bolsa Família para sobreviver e disse ao UOL jamais ter assinado qualquer documento referente à abertura de uma empresa.

A Neoway foi aberta com assinatura digital, com um endereço de e-mail que não existe e um endereço residencial falso. A empresa foi registrada na Avenida Paulista 171, 4º andar: o local pertence à startup Company Hero, que diz nunca ter tido qualquer negócio ou contato com Edna ou com a Neoway.

Veja a nota da Vai de Bet na íntegra

A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.

A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão - que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.

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A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.

Nota do Corinthians sobre a rescisão

O Sport Club Corinthians Paulista informa a descontinuidade do contrato de patrocínio máster com a VaideBet. Em decorrência das instabilidades recentes, provocadas por acusações que seguem em investigação, a empresa preferiu rescindir o acordo que havia firmado com o clube até o fim de 2026.

O Corinthians lamenta que o parceiro comercial tenha encerrado o maior acordo de marketing esportivo do Brasil - do qual a empresa se beneficiou a ponto de sair de uma casa de apostas desconhecida para a segunda colocação no setor em apenas cinco meses - sem que houvesse nenhuma conclusão das investigações relacionadas ao intermediário da negociação.

Vale ressaltar que o Corinthians é o maior interessado em resolver a questão citada. Por isso, não está medindo esforços para que os fatos sejam elucidados, seja por meios próprios, por terceiros ou na colaboração junto às autoridades.

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O caso

A comissão de R$ 25,2 milhões para a empresa Rede Social Media Design é o que desencadeou o caso. A Rede Social Media Design pertence a Alex Fernando André, conhecido como Alex Cassundé, que trabalhou na campanha do presidente Augusto Melo. Cassundé é parceiro do diretor de marketing do Corinthians, Sergio Moura. Sergio pediu licença do cargo.

A Rede Social Media Design recebeu dois pagamentos do Corinthians, no valor de R$ 1,4 milhões, e repassou pouco mais de R$ 1 milhão para a Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda.

Os dois pagamentos para a Rede Social foram feitos em um intervalo de três dias e à revelia do diretor financeiro do Corinthians, Rozallah Santoro, que estava fora do Parque São Jorge. As transferências foram determinadas pelo diretor administrativo, Marcelo Mariano, sob alegação de que a Rede Social havia emitido notas fiscais e pagado os impostos.

Em nota oficial após a divulgação da polêmica da "laranja", o Corinthians disse que a negociação foi legal e que não se responsabiliza sobre eventuais repasses a terceiros.

"Todas as negociações, incluindo patrocínios, se deram de forma legal com empresas regularmente constituídas. O clube destaca que não guarda responsabilidade sobre eventuais repasses de valores a terceiros. Caso sejam apresentadas quaisquer provas de ilícitos, estes serão discutidos junto ao Conselho Deliberativo para providências que se fizerem necessárias."

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A Vai de Bet já havia emitido uma nota ressaltando que monitorava o caso e negando qualquer contato com outra empresa. A casa de apostas afirmou que só tratou com um intermediário, a empresa Rede Social Media Design, e que avaliava com atenção os próximos passos.

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