Marcelo Moreno faz resgate de helicóptero e transporta sangue doado no RS
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
09/06/2024 04h00
Com raízes no Rio Grande do Sul graças à esposa e sua passagem pelo Grêmio, o ex-atacante Marcelo Moreno se envolveu diretamente em resgates e auxílio aos atingidos pelas enchentes no estado.
O que aconteceu
Moreno atuou no Tricolor em 2012, 2013 e 2015, foi quando conheceu sua esposa, Marilisy. Hoje aos 36 anos, o boliviano está aposentado dos gramados.
Tão logo teve início a crise climática no Sul, Moreno formou um grupo de doações e trabalho social com aproximadamente 20 pessoas. Ele arquitetou, ainda, a utilização de helicópteros para chegar a lugares ilhados.
Desde o começo da inundação, o ex-jogador participou de doações de alimentos, água, materiais de higiene e colchões para os desabrigados. Além disso, ajudou do transporte de bolsas de sangue até hospitais para transplantes em casos de urgência e resgates de pessoas em zonas de risco.
A operação contou com 11 helicópteros, fazendo 30 voos diários. Aproximadamente 50 toneladas diárias de doações foram transportadas. Moreno esteve em Porto Alegre, Canoas, Lajeado, Estrela, Relvado, São Jerônimo, Progresso e Charqueadas.
Considerando o custo de uma hora de voo de helicóptero e mais todas as doações realizadas, em aproximadamente 30 dias de trabalho voluntário houve a emprego de aproximadamente R$ 5 milhões para auxílio aos gaúchos.