Topo

Onde estão as camisas das vítimas do Ninho que estavam no museu do Flamengo

Museu do Flamengo na Gávea tinha homenagem com as camisas dos garotos vítimas da tragédia do Ninho Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/06/2024 04h00

Pouco depois do incêndio no Ninho do Urubu, em 2019, o Flamengo criou um espaço em seu museu para homenagear os garotos que morreram na tragédia. Eram 10 camisas que ficavam com as costas viradas para o público, para que o nome de cada um ficasse à mostra.

Depois, o clube também incluiu na exposição uma camisa do Vasco. O cruz-maltino colocou o escudo do rubro-negro em seu uniforme na partida contra o Resende, em fevereiro de 2019 com a frase "Em frente, juntos".

Relacionadas

Reinaugurado há 10 meses, o Museu perdeu a homenagem a quem morreu no acidente de 8 de fevereiro de 2019.

A reportagem, então, perguntou: onde estão as camisas que ficavam expostas no local antes da reforma?

O clube confirmou que tanto os 10 uniformes com os nomes dos garotos quanto a camisa do Vasco estão guardados no acervo do clube.

A apuração indica que o clube considera que a inauguração da capela ecumênica do Ninho do Urubu, em 2022, cumpre o papel de homenagear os garotos. O espaço fica onde antes estavam os contêineres que pegaram fogo e, em suas paredes, estão 10 nichos iluminados representando cada uma das vítimas.

Não há, porém, acesso externo ao loca. Somente pessoas autorizadas podem entrar no Ninho.

Capela inaugurada pelo Flamengo em homenagem aos Garotos do Ninho, mortos em incêndio Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

No momento não há nada programado para o Museu Flamengo com relação às vítimas do Ninho. Há um projeto de expansão, pensado inicialmente para 2025, que incluiria um segundo andar à exposição. Ainda não é certo que haja menção ao assunto quando isso estiver pronto.

O museu atual passa pelos diferentes estágios da história do Flamengo. Além das taças espalhadas pelo local, há também camisas de ídolos escolhidos em votação dos torcedores, espaço para falar das embaixadas em todo o mundo, hall do Mundial de Clubes, local destinado ao basquete, uma sala de projeção e hologramas com Zico e Júnior conversando.

Para montar a atração, o clube visitou museus de outras equipes do Brasil e do mundo. O investimento total para a reforma foi de R$ 23 milhões. Metade do valor foi aportado pela MUDE, empresa que administra museus de Juventus, Benfica, River Plate e do Wembley. A outra parte do valor foi por patrocinadores que utilizam recursos das Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Esporte e da Lei Rouanet.

Athila Paixão, que tinha 14 anos; Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14; Bernardo Pisetta, 14; Christian Esmério, 15; Gedson Santos, 14; Jorge Eduardo Santos, 15; Pablo Henrique da Silva Matos, 14; Rykelmo de Souza Vianna, 16; Samuel Thomas Rosa, 15; e Vitor Isaías, 15, dormiam no alojamento que pegou fogo em fevereiro de 2019.

Uniforme do Vasco em homenagem ao Flamengo Imagem: Divulgação

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Onde estão as camisas das vítimas do Ninho que estavam no museu do Flamengo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Flamengo