Como Copa América pode ajudar Zubeldía a moldar São Paulo para a temporada
A Copa América pode se tornar um divisor de águas na temporada do São Paulo. Em meio aos desfalques causados pela competição, o volante Luiz Gustavo terá chance de ganhar sequência no time montado pelo técnico Luis Zubeldía. O primeiro passo pode ser dado já nesta quinta-feira (13), contra o Inter, no Heriberto Hulse, às 20h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.
Como São Paulo pode mudar?
O Tricolor terá quatro ausências no decorrer da competição de seleções. O goleiro Rafael, o zagueiro venezuelano Ferraresi,o volante paraguaio Bobadilla e o meia colombiano James Rodríguez.
O maior "problema" para Zubeldía envolve Bobadilla. No caso de Rafael, o substituto imediato vem sendo Jandrei, enquanto Ferraresi não é titular. James, por fim, não vem sendo utilizado e tem futuro incerto no MorumBis.
É justamente no setor do paraguaio que o São Paulo pode apostar em Luiz Gustavo, que virou opção imediata para a função. Ele foi anunciado em dezembro como uma das contratações de peso para 2024.
Classificação e jogos
O camisa 16, porém, ainda busca uma sequência maior de partidas. Dos 11 jogos em que esteve em campo na atual temporada, foi titular em cinco. Foram três gols até aqui, incluindo um contra o rival Corinthians.
Quando chegou, os volantes titulares eram Alisson e Pablo Maia. Com a lesão do segundo, havia a expectativa do ex-jogador do Bayern de Munique assumir a vaga, mas Zubeldía escolheu Bobadilla.
Luiz Gustavo passou um período fora devido a uma lesão no tendão de Aquiles da perna direita. Ele retornou no começo do mês passado, no duelo com o Águia de Marabá, pela Copa do Brasil, e balançou as redes.
O ex-atleta da seleção brasileira correspondeu quando entrou em campo, e o bom desempenho fez com que parte da torcida são-paulina passasse a cobrar mais chances ao veterano.
Zubeldía também ganhou novas opções ofensivas. Recuperado de lesão, Wellington Rato está à disposição e pode ajudar o treinador no encaixe no lado direito do time, que tem sido "obstáculo" até aqui.
O treinador já usou mais de uma formação no São Paulo. Ele se mostra adepto de times com uma linha de quatro defensiva, mas já utilizou três zagueiros. Mas recentemente, usou o 4-3-3 e o 4-4-2.
Líder fora de campo
Luiz Gustavo exerce liderança junto ao elenco. O jogador tem influência no vestiário e constantemente conversa com os companheiros.
O volante assume o papel mesmo quando está no banco de reservas. Um dos mais experientes do grupo, ele vem se notabilizando por esta forma de trabalhar no dia a dia.
Luiz Gustavo comandou a preleção no vestiário antes da vitória contra o Cruzeiro. O camisa 16 falou antes do time subir a campo para o jogo. Lucas também falou algumas palavras antes da equipe ir para o aquecimento.
Nossa obrigação, nossa exigência, tem de ser sempre mais. Continuar com gosto de querer ganhar e, para isso, temos de plantar todo jogo, todo treino. Todo dia é dia de melhorar, todo mundo. Hoje, mais uma vez, vai ser em cima, na raça. Tem de se doar. Já tem de sair ligado, 90 minutos Luiz Gustavo
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receber
Deixe seu comentário