Sai Endrick, entra Dudu: Palmeiras vive expectativa por volta de ídolo
O Palmeiras enfrenta o Vasco hoje, às 21h30 (de Brasília), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. A torcida palmeirense viu Endrick se despedir no último duelo em casa, mas vive a expectativa de ver Dudu voltar aos gramados após 291 dias.
O que aconteceu
Dudu tem condições de jogo, e a presença do camisa 7 só depende do técnico Abel Ferreira. O 'Baixola' está totalmente recuperado da ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, participou dos três jogos-treino que a equipe fez nas últimas semanas e deve começar no banco de reservas.
Palmeiras adotou cautela após ver Bruno Rodrigues sofrer uma nova lesão. A previsão inicial do clube contava com Dudu presente nos últimos jogos de Endrick pelo Alviverde, mas Bruno — que também se recuperava de lesão no joelho e fez o tratamento na companhia de Dudu — sofreu uma nova lesão no joelho em um jogo-treino e o Palmeiras não quis arriscar com o camisa 7.
Abel Ferreira foi um dos mais cautelosos em relação à volta de Dudu e até comparou a situação do jogador com o atacante Bruno Henrique, do Flamengo. BH sofreu lesão em três ligamentos do joelho direito e precisou de 10 meses para se recuperar. Quando retornou, também precisou de uma boa sequência de jogos para retomar a boa forma.
Classificação e jogos
Não temos expectativa sobre ele. Vejam o que houve com o Bruno Henrique. Viram? Lesão parecida e quanto tempo durou, sem expectativas. Abel Ferreira, após a derrota por 2 a 0 contra o Athletico-PR, no mês passado
Dudu já até marcou gol após a lesão e quer ir para o jogo. No último final de semana, o Palmeiras realizou um jogo-treino na Academia de Futebol, e Dudu foi o autor de um dos gols da atividade.
O que significa a volta de Dudu?
Dudu é um dos símbolos dessa nova fase vitoriosa do Palmeiras. Ele é o jogador com mais títulos pelo Alviverde (12 taças no total), ao lado de Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Mayke, Junqueira e Ademir da Guia.
O retorno de um ídolo quando outro está partindo. O torcedor do Palmeiras viu Endrick se despedir contra o San Lorenzo, mas tem a chance de ver Dudu retornar aos gramados pouco tempo depois.
Em quase duas temporadas completas de Endrick no time profissional, a parceria com Dudu aconteceu apenas 41 vezes por conta da lesão.
E em campo?
Dudu melhora os números ofensivos do Palmeiras. Sem Dudu, Abel demorou para encontrar uma solução no elenco durante o ano passado e improvisou Mayke na posição. O técnico sabe que, além de marcar gols, o camisa 7 ajuda demais com as assistências.
Em 2022, sua única temporada completa desde a volta de empréstimo do Al Duhail, Dudu atuou em 68 partidas, marcou 11 gols e deu 14 assistências.
A volta de Dudu pode ser um alívio para Raphael Veiga, que em 2024 não mostrou o que já fez em outras temporadas, e também um motivo de felicidade para o torcedor de poder ver o camisa 7 em ação com outra joia em ascensão: Estêvão.
Canal do Palmeiras no WhatsApp
Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.
Deixe seu comentário