Alemanha aproveita expulsão e atropela a Escócia na abertura da Eurocopa

A Alemanha não tomou conhecimento e atropelou a Escócia por 5 a 1, na tarde desta sexta-feira (14), no jogo de abertura da Eurocopa.

Wirtz e Musiala abriram 2 a 0 antes mesmo dos 20 minutos de bola rolando. Havertz, Füllkrug e Can também deixaram o deles. Rüdiger (contra) fez o do desconto escocês.

Jogando em casa, a seleção alemã pressionou desde os primeiros movimentos. Ainda que com a forte presença dos seus torcedores, a Escócia praticamente não assustou Neuer e foi atrapalhada pela expulsão de Porteous ainda no primeiro tempo.

A Alemanha volta a campo na próxima quarta-feira (19) para enfrentar a Hungria, às 13h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 16h, a Escócia encara a Suíça. Os dois jogos serão válidos pela 2ª rodada da fase de grupos da Eurocopa.

Como foi o jogo

O 1° tempo teve amasso alemão, gols cedo e expulsão. Jogando em casa, a Alemanha pressionou a Escócia desde os primeiros minutos e não demorou a marcar. Antes mesmo dos 20, Wirtz e Musiala colocaram os donos da casa na frente. A etapa ainda teve dois pênaltis marcados. O primeiro deles, em Musiala, foi anulado após o VAR perceber que o toque de Christie foi fora da área. O segundo também contou com auxílio do árbitro de vídeo, mas para marcação e não anulação. Porteous atingiu o tornozelo de Gündogan com a sola da chuteira e foi expulso. Havertz cobrou e levou o 3 a 0 para o intervalo.

O domínio alemão permaneceu no segundo tempo, que ainda teve quatro gols — um anulado. A Alemanha seguiu levando perigo, principalmente após a entrada de Füllkrug. O camisa 9 foi às redes logo depois de entrar e até fez o segundo dele no jogo, porém o lance foi anulado após o VAR pegar impedimento do atleta no cruzamento de Müller. A Escócia, que quase não atacou, descontou com uma ajuda alemã. Rüdiger desviou contra a própria meta e fez a festa dos escoceses presentes em Munique. Ainda deu tempo para Emre Can deixar o dele e fazer o quinto alemão.

Lances importantes e gols

Florian Wirtz abre o placar para a Alemanha aos 9 minutos. Kroos inverteu a jogada da esquerda para a direita, Kimmich recebeu e tocou para o meio. Wirtz apareceu com espaço na meia-lua e finalizou de primeira, cruzado. Gunn até tocou na bola, mas ela bateu na trave e entrou.

Continua após a publicidade

Musiala amplia aos 18 minutos. Gündogan recebeu com espaço no meio de campo e lançou Havertz. O atacante invadiu a área, parou e só rolou para Musiala. Ele dominou, tirou o defensor e soltou o pé no canto direito alto de Gunn, que nada pôde fazer.

Musiala comemora gol marcado pela Alemanha contra a Escócia, pela Eurocopa
Musiala comemora gol marcado pela Alemanha contra a Escócia, pela Eurocopa Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Pênalti anulado. Musiala recebeu na meia-lua e deu um drible curto. O camisa 10 foi atingido por Christie e caiu na área. O pênalti foi marcado, mas revisado pelo VAR, que anulou pois o toque aconteceu fora da área. A arbitragem, então, marcou falta na meia-lua.

Gunn segura firme chute de Havertz. Na cobrança da falta, Gündogan rolou, Kroos parou a bola, e Havertz finalizou firme. O goleiro escocês caiu no canto direito e não deu rebote.

Milagre, pênalti, expulsão e mais um gol da Alemanha. Aos 41 minutos, Gündogan recebeu cruzamento e cabeceou para o chão, mas Gunn espalmou. Na sobra, o meio-campista tentou finalizar, mas foi atingido por Porteous com a sola da chuteira no tornozelo direito. O árbitro Clement Turpin não marcou o pênalti no campo, porém foi ao VAR, revisou o lance e expulsou o defensor. Na cobrança do pênalti, Havertz deslocou o goleiro a ampliou o placar.

Rüdiger quase marca o quarto. O zagueiro alemão recebeu com espaço no campo de ataque e arriscou uma bomba da intermediária. Gunn se esticou todo e espalmou o chute que morreria no canto direito baixo.

Continua após a publicidade

Wirtz perde uma chance clara aos 10 minutos. Musiala recebeu pela esquerda e serviu Mittlestadt. O lateral cruzou na segunda trave e encontrou Wirtz. O meio-campista completou de primeira, praticamente sem goleiro, mas pegou mascado na bola e mandou por cima.

Füllkrug sai do banco para fazer o quarto da Alemanha aos 22 da etapa final. Poucos minutos depois de entrar, o centroavante aproveitou sobra de bola após erro de domínio de Gündogan dentro da área, levou para a direita e soltou o pé. Ela morreu no ângulo esquerdo de Gunn.

Füllkrug comemora gol marcado pela seleção da Alemanha contra a Escócia, pela Eurocopa
Füllkrug comemora gol marcado pela seleção da Alemanha contra a Escócia, pela Eurocopa Imagem: Ian MacNicol/Getty Images)

Não valeu. Füllkrug recebeu cruzamento de Müller, dominou no peito e dividiu com Hanley. Gunn espalmou, mas o atacante completou para as redes. O lance, no entanto, foi anulado por impedimento do camisa 9 no momento do cruzamento.

Rüdiger faz contra, e Escócia desconta. O único gol escocês no jogo também foi da Alemanha. Após cruzamento na área, McKenna desviou para o meio, e Rüdiger, sem querer, cabeceou contra o próprio gol. Neuer até tentou chegar, mas não conseguiu.

Emre Can fecha a goleada. O meio-campista, que entrou na etapa final, recebeu com espaço na entrada da área e finalizou colocado no canto esquerdo de Gunn, que se esticou, mas não chegou.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 5 X 1 ESCÓCIA

Data e horário: 14 de junho de 2024, às 16h (de Brasília)
Competição: 1ª rodada do Grupo A da Eurocopa
Local: Allianz Arena, em Munique (ALE)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Benjamin Pages (FRA)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Gols: Wirtz (9'/1°T), Musiala (18'/1°T), Havertz (45'/1°T), Fullkrug (22'/2°T), Rüdiger (contra, 41'/2°T), Can (47'/2°T)
Cartões amarelos: Andrich, Tah (ALE), Ralston (ESC)
Cartão vermelho: Porteous (ESC)

ALEMANHA: Neuer; Kimmich, Rüdiger, Tah e Mittelstadt; Andrich (Gross), Kroos (Can), Gündogan, Wirtz (Sané) e Musiala (Müller); Havertz (Füllkrug). Técnico: Julian Nagelsmann

ESCÓCIA: Gunn; Hendry, Porteous e Tierney (McKenna); Ralston, McTominay, McGregor (McLean) e Robertson; Christie (Shankland), McGinn (Gilmour) e Adams (Hanley). Técnico: Steve Clark

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.