Evertton Araújo superou lesão e teve confiança de Tite até ser herói no Fla
Em um Flamengo desfigurado pelos desfalques, brilhou a estrela de uma joia das categorias de base. Evertton Araújo superou uma lesão grave em 2023 e teve confiança da comissão técnica até ser decisivo para o clube em um empate "com gosto de vitória", como definiu Cléber Xavier após a partida encerrada em 1 a 1 com o Athletico na Ligga Arena.
O que aconteceu
Evertton soma 26 minutos em campo com a equipe principal em 2024. Isso sem contar os acréscimos das partidas. Ele entrou na reta final contra Millonarios, Nova Iguaçu, Grêmio e agora diante do Athletico. No Carioca, o jovem foi titular. Mário Jorge era quem comandava a equipe alternativa e deu 90 minutos nos dois jogos ao meio-campista. No total, são oito partidas como profissional pelo clube.
O número elevado de desfalques faz a comissão recorrer aos jovens. Testados, eles deram recados importantes em momentos de pressão e respaldam o trabalho tratado como foco desde a chegada de Tite.
Aos 21 anos, Evertton superou uma grave lesão ano passado. Em abril de 2023, na vitória por 3 a 1 sobre o Madureira, o jogador fraturou a fíbula em lance de imagem forte.
Ele retornou em tempo recorde. Apenas dois meses e três semanas depois, o jovem retornou para a primeira partida da decisão do Carioca Sub-20, contra o Vasco. Depois de recuperar a titularidade, participou do título brasileiro da categoria de 2023.
O Flamengo aumentou a porcentagem que tinha de Evertton Araújo após a chegada de Tite. O clube adquiriu primeiro 30% por R$ 300 mil e depois, em dezembro de 2023, mais 40% pelo valor de R$ 800 mil. O contrato é até dezembro de 2026.
A comissão, inclusive, barrou uma possível saída. Sem oportunidades, o jovem poderia ser negociado para ganhar mais rodagem, mas o potencial fez Tite apostar na continuidade. Além de volante, Evertton já apareceu até na lateral-direita.
César Sampaio puxou a palavra somente para enaltecer o jovem. Durante a coletiva após a partida, o auxiliar, que tem foco maior no meio-campo no dia a dia, não poupou elogios.
Quero enaltecer a participação do Evertton. É um jovem que nos dá prazer de trabalhar com ele. Diariamente ele só abre a boca para passar coisas positivas. Todo ajuste e observação que fazemos com ele nos treinos ele, se não entende, nos procura novamente, busca vídeos. É gratificante. Um jogo desse tamanho, uma rivalidade, serve de referência para o trabalho de todos os atletas. Temos dado conteúdo a todos. O grupo todo reconhece, foi aplaudido no vestiário. A performance dele e a imagem ficam guardadas comigo. César Sampaio