Topo

Portugal faz gol salvador no fim e vence em dia de recordes e CR7 apagado

Francisco Conceição comemora gol marcado por Portugal contra a República Tcheca pela Eurocopa Imagem: Boris Streubel - UEFA/UEFA via Getty Images

Arthur Macedo

Do UOL, em São Paulo

18/06/2024 17h54Atualizada em 18/06/2024 18h44

Classificação e Jogos

Portugal venceu a República Tcheca por 2 a 1, com gol salvador no fim, nesta terça-feira (18), na Red Bull Arena, em Leipzig, Alemanha, pela 1ª rodada do Grupo F da Eurocopa.

Os tchecos abriram o placar com Provod. O lance aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo

Portugal virou com Hranac (contra) e Francisco Conceição. Os gols saíram aos 24' e aos 47' da etapa final.

As duas seleções voltam a campo no próximo sábado (22). A República Tcheca enfrentará a Geórgia, lanterna do grupo, às 10h (de Brasília), no Volksparkstadion. Já Portugal irá a campo mais tarde, às 13h, contra a Turquia, líder da chave, no Signal Iduna Park.

Como foi o jogo

Recordes em Portugal. Ao iniciarem como titular nesta terça, Pepe e Cristiano Ronaldo entraram de vez na história da Eurocopa. O zagueiro de 43 anos e 113 dias se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida na história do torneio. Já CR7 se firmou como o único jogador a disputar seis edições diferentes do torneio. O atacante, todavia, não conseguiu coroar o feito com uma atuação digna de seu histórico na Euro.

Ataque contra defesa. Apenas a seleção de Portugal gerou perigo durante toda a primeira etapa. A equipe de Roberto Martínez encontrou dificuldades para passar pela defesa tcheca, e pareceu perder a paciência com o passar do tempo. A pontaria não estava em dia, e quando os lusitanos acertaram o gol, o arqueiro Stanek interveio bem.

Reviravoltas debaixo de chuva forte. O segundo tempo caminhava para o mesmo roteiro da etapa inicial até o primeiro bom avanço da República Tcheca, aos 17', resultar em bola na rede. Entretanto, a zebra não conseguiu manter a boa performance defensiva após o belo gol de Provod. Os tchecos 'ajudaram' Portugal com gol contra e cederam empate sete minutos depois.

Virada teimou em não sair, mas aconteceu. Diogo Jota chegou a comemorar bola na rede aos 41', porém rapidamente a alegria se transformou em frustração com a anulação do lance. Seis minutos mais tarde não houve impedimento que acabasse com a virada portuguesa. Francisco Conceição aproveitou nova falha de Hranac e foi ao delírio, dando a vitória por 2 a 1 a Portugal.

Lances importantes

Combinação perigosa. O ataque português gerou boa jogada aos 7 minutos. Rafael Leão carregou pela esquerda, limpou a marcação com toque de letra e cruzou na área. Cristiano Ronaldo cabeceou, e a bola saiu torta, para fora.

Passou perto. Portugal ficou a centímetros de abrir o placar aos 25'. Contra-ataque iniciado por Bernardo Silva. Bruno Fernandes cruzou rasteiro, e Rafael Leão deu carrinho em direção à bola. O atacante não alcançou.

Cristiano Ronaldo, de Portugal, reclama durante jogo contra a República Tcheca na Eurocopa Imagem: Lisi Niesner/REUTERS

Impedido. Cristiano Ronaldo teve boa oportunidade aos 31', após dar opção de passe para Bruno Fernandes com corrida nas costas da marcação. O atacante estava à frente do penúltimo defensor, mas ainda assim não conseguiu concluir com precisão. Parou nos pés do goleiro Stanek.

Stanek de novo. O goleiro tcheco levou a melhor em mais um duelo com CR7 no primeiro tempo. Aos 45', Cristiano Ronaldo girou o corpo dentro da área e bateu de pé esquerdo. O arqueiro espalmou para longe.

Bola parada. Portugal teve falta perto da meia-lua aos 12' do segundo tempo. Cristiano Ronaldo tirou da barreira e acertou o meio do gol. Stanek defendeu em dois tempos.

Lukas Provod comemora gol da República Tcheca diante de Portugal na Eurocopa Imagem: John Sibley/REUTERS

0x1, Provod aos 17' do 2ºT. Golaço tcheco. Em sua primeira boa chegada na partida, Coufal rolou para Provod, que chapou de primeira. A bola bateu na trave antes de entrar.

1x1, Hranac (contra) aos 24' do 2ºT. A vantagem da República Tcheca durou pouco. João Cancelo cruzou na área e Nuno Mendes cabeceou. O que parecia uma defesa simples para Stanek virou uma trapalhada. O goleiro espalmou na perna de Hranac, que desviou contra a própria meta.

Zebra gostando do jogo. A República Tcheca assustou aos 36'. Chytil foi bloqueado por Rúben Dias em chute de dentro da área. No rebote, Soucek bateu rasteiro, e a bola passou perto da trave.

Gol anulado. A seleção portuguesa virou o confronto aos 41'. João Cancelo cruzou na área, Cristiano Ronaldo subiu alto e cabeceou na trave, Jota aproveitou o rebote e marcou. Entretanto, CR7 estava em condição irregular, e a tecnologia do impedimento semiautomático não deixou dúvidas.

Francisco Conceição e Cristiano Ronaldo comemoram gol marcado por Portugal contra a República Tcheca pela Eurocopa Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

2x1, Francisco Conceição aos 47' do 2ºT. Super substituição para uma vitória suada de Portugal. Pedro Neto mostrou muita raça no lado esquerdo, brigou pela bola e arranjou um cruzamento para a área. A bola parecia inofensiva, porém Hranac virou o vilão dos jogos para o tcheco. E Francisco Conceição não perdeu a chance de ser herói. Dois minutos após entrar em campo, bateu com firmeza e concretizou a virada. O atacante tomou cartão amarelo ao tirar a camisa, mas nada poderia entristecê-lo naquele momento.

Ficha técnica
Portugal 2x1 República Tcheca

Competição: 1ª rodada do Grupo F da Eurocopa
Data: 18 de junho de 2024
Local: Red Bull Arena, em Leipzig, Alemanha
Árbitro: Marco Guida (Itália)
Cartões amarelos: Rafael Leão (Portugal); Schick (República Tcheca)
Gols: Provod aos 17' do 2º tempo (República Tcheca); Hranac (contra) aos 24' do 2ºT e Francisco Conceição aos 47' do 2ºT (Portugal)

Portugal: Diogo Costa; Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes (Pedro Neto); Diogo Dalot (Gonçalo Inácio), Vitinha (Francisco Conceição), Bruno Fernandes e João Cancelo (Nélson Semedo); Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão (Diogo Jota). Técnico: Roberto Martínez

República Tcheca: Stanek; Holes (Chory), Htanac e Krejci; Coufal, Provod (Barak), Soucek, Sulc (Sevcik) e Doudera; Schick (Chytil) e Kuchta (Linger). Técnico: Ivan Gasek

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Portugal faz gol salvador no fim e vence em dia de recordes e CR7 apagado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Eurocopa - 2024