Argentina lidera Ranking UOL da Copa América; Brasil larga fora do Top 10

O UOL apresenta o Ranking da Copa América 2024, uma classificação das seleções participantes da competição, que leva em conta todas as partidas disputadas pelos times durante e a partir da Copa do Mundo de 2022. A Argentina está no primeiro lugar, enquanto o Brasil não aparece nem no top 10.

Como está o ranking

Líder - Argentina é atual campeã do mundo e líder das Eliminatórias sul-americanas. Não por acaso chega à Copa América como favorita.

2º Lugar - Colômbia não perdeu um jogo sequer ao longo do período pós-Copa do Mundo. Mesmo não tendo ido ao Qatar, vive ótima fase e está em terceiro nas Eliminatórias para 2026.

3º - Uruguai está em segundo nas Eliminatórias e ganhou de Brasil e Argentina nesse período. O time de Marcelo Bielsa vem forte.

4º - O Panamá aparece em quarto porque disputa as Eliminatórias da Concacaf (algo que México, Estados Unidos e Canadá não fazem) e ainda foi vice-campeão da Copa Ouro.

5º - Os Estados Unidos foram campeões da Liga das Nações da Concacaf. Não disputa as Eliminatórias, mas chega nas fases mais agudas das competições continentais. As derrotas recentes em amistosos têm menos peso.

6º - Equador está em quinto nas Eliminatórias — só perdeu para a Argentina. Também tem saldo positivo nos amistosos.

7º - México foi campeão da Copa Ouro, chegou em fases mais agudas da Liga das Nações. Apesar das derrotas recentes em amistosos, saiu quase ileso desses jogos preparatórios em 2023.

8º - Canadá foi vice-campeão da Liga das Nações. Jogou menos do que os vizinhos da Concacaf e conseguiu pontuar em competições oficiais, com mais peso.

Continua após a publicidade

9º - Venezuela é surpresa positiva no momento nas Eliminatórias da Copa. Está em quarto. Empatou com o Brasil.

10º - Chile não está bem nas Eliminatórias, mas somou pontos em alguns amistosos desde a Copa. Nos amistosos, conseguiu compensar um pouco.

11º - Jamaica somou alguns pontos na Liga das Nações, que vale mais do que amistosos corriqueiros.

12º - Brasil vem de um 2023 para esquecer. Campanha irregular nas Eliminatórias (está em sexto), perdeu clássicos para Uruguai, Argentina e até Colômbia. Foi batido em amistosos contra Marrocos e Senegal, apesar de ter vencido Inglaterra e empatado com a Espanha.

13º - Costa Rica até foi à Copa do Mundo, mas levou 7 a 0 da Espanha lá. Não conseguiu chegar tão longe nas duas competições oficiais da Concacaf (Copa Ouro e Liga das Nações).

14º - Peru é lanterna nas Eliminatórias, mas é melhor do que duas seleções por causa dos amistosos.

Continua após a publicidade

15º - Paraguai tem ido mal nas Eliminatórias também e oscila nos amistosos.

16º - Bolívia é saco de pancadas nas Eliminatórias (perdeu cinco e ganhou uma) e também vai mal em amistosos — sobretudo fora da altitude.

Critérios

O ranking considera os jogos das seleções e tem pesos diferentes para torneios e amistosos mais importantes.

O time conquista seus pontos com vitórias e empates, mas ganha bonificações quando tem resultado positivo em clássico ou por vitória nos pênaltis, por exemplo.

Uma vitória em competições mais relevantes, como Copa do Mundo e Eliminatórias, vale mais que os três pontos em amistosos corriqueiros.

Continua após a publicidade

Entenda a classificação

A primeira classificação do Ranking UOL da Copa América foi calculada após os amistosos preparatórios para a competição.

O Ranking UOL da Copa América é dinâmico e as seleções podem subir ou descer na tabela de acordo com o resultado em campo.

A classificação será atualizada após a primeira fase da Copa América, levando-se em conta todas as partidas disputadas pelas equipes no período.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes