França e Holanda empatam com VAR demorado e polêmica; Mbappé fica no banco
França e Holanda empataram por 0 a 0 nesta sexta-feira (21), na Red Bull Arena, em Leipzig, Alemanha, em partida pelo Grupo D da Eurocopa.
As seleções somam quatro pontos e estão nas duas primeiras posições do Grupo D. A Holanda lidera pelo número de gols marcados. A Áustria, com três pontos, segue na briga por uma vaga no mata-mata. A Polônia, zerada na chave, já está eliminada.
Ambas as equipes encerrarão sua participação na fase de grupos na próxima terça (25). A Holanda enfrentará a Áustria no Estádio Olímpico de Berlim. Já a França fará duelo com a Polônia no Signal Iduna Park, em Dortmund.
Como foi o jogo
Mudanças táticas. A alteração francesa em relação ao time que jogou na estreia foi forçada: Mbappé está com o nariz fraturado e não tinha condições de jogar os 90 minutos. Ao invés de escalar um atacante, Deschamps optou por reforçar o meio-campo com Tchouaméni. No lado holandês, a ideia foi adicionar velocidade. Frimpong tomou o lugar do volante Veerman.
Classificação e jogos
França com motivos para lamentar o empate. É bem verdade que a Holanda foi a primeira equipe a gerar chance boa, logo no primeiro minuto de jogo. Porém foram os Bleus quem criaram mais. Com boas trocas de passes, a maioria passando pelos pés de Griezmann e Thuram, os franceses tiveram oportunidades de abrir o placar. Faltou capricho nas finalizações.
Holanda se queixou da arbitragem em lance com demora do VAR. A França seguiu com mais volume de jogo no segundo tempo e continuou a perder chances. Entretanto, foi a Laranja quem balançou as redes aos 23' com Xavi Simons. A jogada foi anulada por impedimento — não de algum jogador que tocou na bola, e sim de Dumfries, próximo ao goleiro Maignan. Os holandeses reclamaram bastante durante a espera de quase três minutos para o vídeo confirmar a decisão de campo. A posição adiantada era evidente, a questão estava na interferência ou não no goleiro.
Mbappé não saiu do banco de reservas. O atacante preparou máscara e chegou a treinar na véspera do jogo, porém não foi acionado por Deschamps. O técnico recorreu a Giroud e Coman quando quis fazer alterações no ataque.
Este foi o primeiro empate sem gols da atual edição da Eurocopa. 54 gols foram marcados nas 20 partidas anteriores do torneio, média de 2,7 g/j. A França segue sem ser vazada, porém balançou as redes apenas uma vez em duas rodadas.
Lances importantes
Novidade mostrou suas credenciais. A Holanda assustou logo no primeiro minuto de jogo. Frimpong tabelou com Memphis, ganhou na velocidade e chutou travado por Theo Hernández. Maignan se esticou e raspou na bola, suficiente para mandar pela linha de fundo.
Chute perigoso. A França respondeu aos 3'. Thuram acionou Rabiot, que perdeu a vantagem na corrida e recomeçou a jogada com Griezmann. O camisa 7 mandou de fora da área. Verbruggen pulou alto e espalmou por cima do gol.
Duas chances em sequência. Blitz dos Bleus aos 13'. Rabiot tabelou com Thuram, recebeu de calcanhar e poderia deixar Griezmann livre para marcar. O passe foi atrás do atacante, que não salvou o lance e sequer finalizou. Logo depois, a França rapidamente retomou a posse de bola. Kanté carregou para a área e encontrou Griezmann no centro. Ele bateu de chapa e errou por pouco.
Momento de arriscar. Aos 16', Gakpo carregou pela ponta esquerda, limpou Dembélé e bateu de fora da área. A bola passou entre as linhas de marcação, e Maignan desviou para escanteio.
Ligação direta e precisa. Koundé acertou lançamento para Thuram aos 27'. O atacante aproveitou erro de Van Dijk em linha de impedimento, ganhou na corrida e chutou forte. A bola passou centímetros acima da trave.
Faltou precisão. Aos 15' da etapa final, Rabiot tabelou com Dembélé e acionou Thuram na meia-lua. O atacante dominou, cortou Dumfries e chutou rasteiro. A bola passou ao lado da trave.
Mais uma chegada francesa. Chance enorme dos Bleus aos 20'. Thuram tocou de calcanhar, a zaga afastou e Kanté rapidamente encontrou Griezmann. O atacante não conseguiu ajeitar bem, chutou fraco e Verbruggen salvou com o pé.
Impedimento polêmico. A Holanda chegou a abrir o placar aos 23', em belo chute de Xavi Simons. Entretanto, Dumfries, que não participou diretamente do lance, estava em posição de impedimento próximo ao goleiro Maignan. O auxiliar anotou irregularidade no campo e, três minutos depois, o VAR confirmou a decisão.
Ficha técnica - Holanda 0x0 França
Competição: 2ª rodada do Grupo D da Eurocopa
Data: 21 de junho de 2024
Local: Red Bull Arena, Leipzig, Alemanha
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Cartões amarelos: Schouten (Holanda)
Gols: não houve
Holanda: Verbruggen; Dumfries, De Vrij, Van Dijk e Aké; Schouten (Wijnaldum) e Reijnders; Frimpong (Geertruida), Xavi Simons (Veerman) e Gakpo; Memphis (Weghorst). Técnico: Ronald Koeman
França: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba e Theo Hernández; Dembélé (Coman), Kanté, Tchouaméni e Rabiot; Griezmann e Thuram (Giroud). Técnico: Didier Deschamps
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.